domingo, 28 de agosto de 2011

ISRAEL VIII

O CONTRASTE ENTRE ISRAEL E A JORDÃNIA...

...é flagrante.

Passámos a fronteira a norte do Jordão, sul do Mar da Galileia e seguimos para Aman. Sem grandes rigores na fronteira mas um controlo policial feito com cuidado

Acompanhou-nos agora um novo Guia. Tal como o de Israel - que aliás se chamava "Sr. Israel"... - ese também nasceu e passou a infância no Brasil, filho de pais muçulanos que vieram para a Jordânia. Falava perfeitamente o português, claro. E era simpático, bem disposto. Apresentou-se logo como muçulmano.

Pelo caminho atravessámos povoações, umas pequenas outras maiores. Mas as casas, as ruas, o aspeto geral não tem comparação com Israel : casas degradadas, lixo pelos cantos, um certo ar geral de negligência.

E fotos de líderes em cada esquina. Já mesmo na fronteira. Fotos do rei, só ele; ou de toda a família. Fotos dos Chefes poilíticos. O culto da imagem pessoal é patente. Não se vê nada disso em Israel.

Aman é uma grande Capital. Com alguns edifícios modernos de tipo "arranha-céus", de vidro, pertencentes alguns, ao que nos disseram, a príncipes do Dubai, etc. Mas em geral edifícios relativamente baixos.

O tom das casas é sempre o branco ou creme claro. Vê-se raramente outra côr. Aman tem bairros aristocráticos. E o Guia fez questão de nos levar até lá. Aí sim, tudo impecável. No Bairro das Embaixadas foi flagrante o escudo policial e militar, com metrelhadoras apontadas em cada esquina, na embaixada dos Estados Unidos. E agentes policiais olhando atentos para o caminho que o autocarro ia seguindo. A Embaixada dos EE.UU. aliás enorme em área ocupada como edifício. Não muito alto.

A Jordânia tem algo que merece ser posto em relevo : Os cristãos têm - relativa - liberdade de culto, de se movimentarem e de se expressarem. Vimos mesmo algumas igrejas, ortodoxas, católicas e protestantes, por vezes lado a lado.

Na Jordânia faz-se e vende-se aos turistas uma coisa interessante : Pequenos frascos com areia de cores diferentes e que com habilidade o artista desenha figuras tipicas da região, camelos, aves e ondas de areia de cores diversas muito bonitas. E até nuvens !

Levaram-nos a um centro de artesanato mantido por pessoas que, curiosamente, são, na maioria, cristãs, e que dão trabalho a deficientes que aprendem justamente a fazer objetos como os tais frascos de areia colorida, mosaicos, pqeunas bilhas, anéis, colalres, etc. Gostáos de ver adquirimos várias peças.

A paisagem que atravessámos era de uma beleza invulgar ! Sobretudo a sul, depois de Petra. Acidentada orograficamente, mas elevações com perfis originais que tornam, no conjunto, aquele cenário natural, aliciante, que prende a vista.

A gente simpática. Sobretudopara o turista. Um pouco diferente do Israel, em que o judeu, pelo caráter, é um tanto altivo.

Gostámos de ter ido à Jordânia.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial