segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ISRAEL II

Curiosidades :

Em JERUSALÉM vimos passar na rua, o moderno metro de superfície, em viagens experimentais. Seria inaugurado no dia em que partimos do aeroporto Ben Gurion.

Notámos pouca gente a fumar, e muito menos mulheres, ( ao contrário do que se passa em Portugal em que predomina o fiumo entre as mulheres ). Mero acaso ?

À entrada das casas, por sinal, na porta de entrada dos quartos de Hotel, vê-se um pequeno invólucro contendo o Decálogo.

Orámos no Muro das Orações, como da outra vez aliás.

Em certas zonas nota-se a presença de judeus ortodoxos, radicais, com o seu traje e aspeto um tanto fora do comum : de preto, tranças laterais, chapéu alto, raramente em camisa, quase sempre, pai e mãe, empurrando um carinmho de bébé. Abstendo-se de tecnologias modernas. Agarrados à tradição levítica.

Contactámos algumas comunidades de judeus messiânicos, embora estes não abundem em Israel, onde infelizmente, não são muito bem vistos... Mas ainda são uns milhares, graças a Deus !

Participaram connosco seis cristãos vindos diretamente do Brasil. No grupo nem todos eram crentes evangélicos. Mas falou-se claramente do Evangelho de Cristo e da fidedignidade da Bíblia ! No nosso grupo estavam quatro jovens, e uma senhora com 81 anos que andou sempre connosco ( e fizemos bons quilómetros... ).

Os Guias, tanto em Israel como na Jordânia, bons informadores, simpáticos.

Em várias ocasiões houve curtas mensagens de acordo com o contexto daquilo que visitávamos. Foi-me pedido que o fizesse essa reflexão bíblica em Qumran.

Momentos altos : A visita a um Tabernáculo, com medidas reais, montado no Negueve por cristãos judeus messiànicos. E a Santa Ceia tomada no jardim junto ao Túmulo do Senhor Jesus; espaço aliás também mantido por judeus messiànicos, patrocinados pelo Estado de Israel.

Em cada situação foi afirmada sempre o Evangelho com clareça e ousadia. Os Guias ouviram...

Estamos gratos à organizaçao da deslocação, «Viagens Shalom» de Normando Fontoura.

______________

Para os que nos têm enviado mensagens manisfestando preocupação perante as notícias recentes de Israel e dos atentados podemos dizer que nada de preocupante se passou durante a nossa visita, tanto a Israel como à Jordânia. Graças a Deus. Passagens nas fronteiras e nos aeroportos com toda a normalidade.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial