quinta-feira, 28 de julho de 2011

Obediência. Reflexões.

Fui criado e cresci numa época de obediência.

Para já, sob a ditadura e no contexto cultural e educativo decorrente.

Depois porque obediência era um Valor com prestígio.

Mas não gosto do termo. Melhor, tenho sobre isso um conceito que me parece mais rico.

Os fundamentos daquilo que se entende por Educação reformularam-se, foram desconstruídos, repensados. Muita coisa se passou.

Culturalmente, obediência hoje traz por arrasto a ideia de submissão. E o islamismo tem certamente um papel na relutânca que se sente, no Ocidente onde vivemos, perante o conceito.

Quem me ler pensará : outro que vai na onde do individualismo da auto-estima, da valorização do ego ! ( Muitas vezes apenas impulsiva e sem construção mental ).

Mas não. Não vou nessa onda.

Entendo que perante Normas, existenciais, face ao que Deus nos revela e nos comunica na Bíblia, perante as Leis que regem - que têm de reger - a vida em comum de todos nós, há mais do que obediência que é a mera submissão, que é a aceitação conformada do que nos é imposto.

Há mais, portanto. Há a integração, há o assumir, há a apropriação de algo sem o qual ( "isso" que me é superior e que tem autoridade sobre mim ) eu NÃO SOU, deixo de ser EU, fico sem rumo, sou um destroço, um resto.

A queestão não é o obedecer. É o assumir, o integrar, o apropriar-me daquilo que me realiza como ser humano : leis sociais, respeito a que sou obrigado, e mesmo solideriedade, para com O OUTRO, veneração e compromisso perante Deus e as suas Normas.

Então já não há mesmo obediência em estrutura nenhuma ? - perguntar-me-ão.

Há. Mas é aí que atua a verdadeira Educação. Levar a que a obediência se transforme progressivamente na aceitação integrada e assumida, inteligente e refletida, e até procurada, daquilo a que sou obrigado.

Note-se que em Família há ainda mais : amamo-nos : Marido / Mulher; Pais / Filhos; Irmãos. E o Amor não tem que ver com obediência, neste caso, nomeadamente, de filhos para com os pais, de irmãos mais novos perante os mais velhos, etc. Tem a ver com partilha e Vida em comum.

E com Deus é o mesmo. Mas em grau excelente !...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial