quarta-feira, 13 de julho de 2011

Fé e Racionalidade

Chegou à nossa caixa de correio eltrónica um texto em inglês de um Grupo Evangélico de Apologética, e que li com muito agrado.


Vou assinalá-lo aqui.


«Is Christianity Logical ?» Sob este título o autor, Dave Miller, um filósofo evangélico, defende e demonstra o facto que todos nós constatamos ao ler a Bíblia, que Jesus, os Profetas e todos os escritores bíblicos, inspirados pelo Espírito de Deus, foram meticulosos no respeito pela Lei da Racionalidade.


Mas o Artigo do Dr. Dave Miller sublinha também outra ideia paralela, que eu desenvolvo um pouco a seguir.


É que essa ênfase, bíblica, na lógica e nas evidências contrasta com certa religiosidade prevalecente no Cristianismo. Hoje, como sempre...


Muita gente se queda por um simples "crer". E aceita Cristo sem muita, ou sem nenhuma reflexão sobre as evidências e as justificações racionais.


E até aceita que "Fé e provas racionais" podem opor-se; e que essa suposta oposição requer Fé.


Não é assim.


Crer é um ato de Fé, sim. Mas é também uma operação mental.


Crer sem evidências racionais não é o que Deus pede. Não é a expressão normal da nossa relação com Deus e da Vida de Deus em nós.


Nem a Bíblia é um Livro de mística e de êxtases. É uma revelação de Deus, daquele Deus que criou o Ser humano racional, à sua Imagem.


Por isso o cristão crê, confia em Deus, apropria-se dos seus Mandamentos, com emoção, com o coração, mas deve fazê-lo com inteligência, com pesquiza, com estudo. E com memória.


E mais : os crentes, os cristãos - sobretudo na corrente dos evangélicos que se identificam e afirmam pelo seu amor às Escrituras, pela sua Fé fundamentada na Bíblia - os filhos de Deus, dizia, devem, nos tempos de hoje, procurar desenvolver uma vida espiritual que ganha consistência na reflexão com racionalidade, suportada pela lógica da Verdade divina.


A Fé do cristão não é algo que se cultive com cegueira espiritual, com uma espécie de confiança sem reflexão nas coisas de Deus, feita com o coração e com emoções.


A Bíblia diz que o grande mandamento de Deus é «Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu entendimento e vontade».


Só isso já diz tudo.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial