domingo, 12 de junho de 2011

Ação Bíblica em Portugal


Volta e meia dou comigo refletindo sobre aquilo que é a - ou o que nos caracteriza e define como Família evangélica com o nome de - AÇÃO BÍBLICA.


Se quisermos evitar o delinear o nosso perfil por contraste negativo - sermos "Ação Bíblica" porque não somos como "x", como "y", ou como "z" - julgo que podemos considerar :


Primeiro, um historial fundacional, a partir do segundo quartel do séc XX, e na Suíça, em que se foram gerando as linhas de força da "Família Evangélica", também chamada "Obra Missionária", da AB. Ou seja :


- A Divulgação intensa das Escrituras, da Bíblia, ao mesmo tempo que


- A Defesa e a Afirmação da Bíblia como Revelação divina, escrita, sem erros, como Palavra de Deus. E numa época de preponderância do liberalismo e do racionalismo teológicos. Isto a par do ensino empenhado das Escrituras ( Escola Bíblica de Genebra, da AB, em Cologny, Genebra, Suíça ) e nas Congregações locais.


- A Pregação do Evangelho e o Evangelismo pessoal, e em grupos, de forma constante como expressão prioritária da vid das igrejas locais ( não se chamavam assim; evitava-se um termo carregado de preconceitos formalistas e legalistas da cultura protestante suíça da época ). A visão do Destino Futuro da Igreja, da Segunda Vinda do Senhor, e dos tempos medianos antecendentes de Ggrande Tribulação, eram constantes proféticas nas Mensagens.


- O envio de Evangelistas e de Missionários onde Deus chamava e onde fosse possível, perto e longe, aquém e além fronteiras.


Cabe-nos sermos fiéis a essas dinâmicas.


Atualmente esses parâmetros dinâmicos não são os mesmos, há já umas décadas. A vida cultural e em sociedade, os Valores, a mentalidade das pessoas, a vida e os contextos socio-políticos alteraram-se, é certo, tanto com o pós 2ª G.-M. como com os acontecimentos notáveis que marcaram toda a década de sessenta do séc. XX, e em todos os domínios.


Mas se quisermos repensar e afirmar a nossa identidade como AB temos também - e pelo menos - que tornar efetivos, com a ajuda do Espírito de Deus, os três vetores simbolizados no nosso logotipo :


A Espada do Espírito como base geradora da nossa palavra profética, afirmando a integridade e a infalibilidade das Escrituras, e da ação evangelistica e missionária.


A Trombeta como proclamação clara e sonante do Evangelho de Cristo e da Mensagem de Deus. E


A Chama da Fé, acesa, viva e ardente, combativa, nos tempos conturbados de Hoje, precedentes da Vinda gloriosa do Senhor.


Não esqueçamos que a nossa HIMNOLOGIA pode ser e é, sempre, uma forte área de edificação, de coesão espiritual e de impulso espiritual.




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial