segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pentecostes !

Comemorámos ontem PENTECOSTES.


Julgo - não estou certo, e gostava que me esclarecessem - que são poucos os meios, as Congregações, as igrejas locais, - no contexto Protestante ou mesmo Evangeoico - que comemoram esta data, que tem um significado imenso :

Começou então a Igreja de Cristo, universal.


Mesmo a igreja católica romana, faz as sua Missas contextuadas, mas Pentecostes e o seu Significado profundo dilui-se no formalismo, no ritual.

Há algo de errado nesse desprendimento celebrativo.


Páscoa, tal como Natal, Ascensão e Pentecostes são Marcos fundamentais na História do Cristianismo universal.


Mesmo que restringíssemos a referência ao simples âmbito da Cultura teríamos reflexões bem abrangentes e justificadas a fazer.


Pentecostes, serm pretender emitir pensamentos profundos, deu


uma forma diferente, revolucionária, de Deus intervir junto do Ser humano, judeu e bárbaro ou "grego",


um modo diferente em absoluto na nossa relação com Deus,


um sentido totalmente renovado da presença do Homem na Terra, da Ética dos seus comportamentos, da Justiça que os configura,


um signficado inédito de"Fé",


nascimento a uma Força viva, nova, imensa na sua projeção mundial, a Igreja, formada pelos que, arrependidos, Atos 2 : 38, foram investidos no «direito de serem filhos de Deus, os que crêem no seu Nome», João 1 : 12.



Até então era uma Celebração de entrega, de dádiva a Deus, em Israel, a Festa de Colheitas,. Dava-se a Deus sa Prímícias das Colheitas.


Pentecostes é a Dádiva de Deus, o revestimento de Poder. Para Deus mudar o Mundo, a Vida, pela Pregação do Poder do Evangelho.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial