domingo, 21 de agosto de 2011

ISRAEL II

Curiosidades :

Em JERUSALÉM vimos passar na rua, o moderno metro de superfície, em viagens experimentais. Seria inaugurado no dia em que partimos do aeroporto Ben Gurion.

Notámos pouca gente a fumar, e muito menos mulheres, ( ao contrário do que se passa em Portugal em que predomina o fumo entre as mulheres ). Mero acaso ?

À entrada das casas, em todo o caso na porta de entrada dos quartos de Hotel, vê-se um pequeno invólucro contendo o Decálogo.

Orámos no Muro das Orações, como da outra vez aliás.

Em certas zonas nota-se a presença de judeus ortodoxos, radicais, com o seu traje e aspeto um tanto fora do comum : sempre de preto, tranças laterais, chapéu alto, raramente em camisa, quase sempre, pai e mãe, empurrando um carrinho de bébé. Abstendo-se de tecnologias modernas. Agarrados à tradição levítica.

Contactámos algumas comunidades de judeus messiânicos, embora estes não abundem em Israel, onde infelizmente, não são muito bem vistos...

Participaram connosco seis cristãos vindo diretamente do Brasil. No grupo nem todos eram crentes evangélicos. Mas falou-se claramente no Evangelho de Cristo e na fidedignidade da Bíblia !

Os Guias, tanto em Israel como na Jordânia, bons infornadores, simpáticos.

Em várias ocasiões houve curtas mensagens de acordo com o contexto daquilo que visitávamos. Foi-me pedido que o fizesse também em Qumran.

Momentos altos : A visita a um Tabernáculo, com medidas reais, montado no Negueve por cristãos judeus messiânicos. E a Santa Ceia tomada no jardim junto ao Túmulo do Senhor Jesus; espaço aliás também mantido por judeus messiânicos, patrocinados pelo estado de Israel.

Estamos gratos à organização da deslocação, «Viagens Shalom» de Normando Fontoura.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial