sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ISRAEL VI

MASSADA.

É uma alta formação rochosa, de 400 m sobranceira ao Mar Morto. O que quer dizer que na sua altura máxima está ao nível do mediterrâneo.

Foi inicialmente uma fortificação judaica e mais tarde Horodes aproveitou paa aí construir um palácio que viria a abandonar.

Após a destruição do Templo de Jerusalém pelos romanos de Tito, no ano 70 da era cristã, os judeus fugiram para lá. Os romanos atacaram a posição e sitiaram-na. Os judeus sem possibiidades de defesa decidiram suicidar-se, matando-se deliberadamente uns aos outros em lugar de se entregarem derrotados aos seus inimigos.

Umas mulheres que se tinham escondido, com os filhos, e que sobriveram ao suicídio coletivo, tendo sido depois poupadas pelos romanos, puderam contar posteriormente o que se passou. O historiador judeu Josephus também ele conta, à sua maneira, o que aconteceu, dizendo que ele próprio lá estava dentro da fortaleza e que tendo ficado com outro soldado para o fim dos suicidas, resolveram, os dois, pouparem-se e não se matarem... E assim se soube do que se passou.

Hoje é um monumento nacional, visitado também por estrangeiros, que pretende honrar, no entender do Estado de Israel, o caráter indomável, melhor : insubmisso do combatente israelita.

Nós foi a segunda vez que visitámos Massada.

Mas não podemos ver esse sítio com os mesmos olhos das autoridades israelitas.

Não há na História do Povo judeu um só exemplo de tal decisão coletiva. Pelo contrário, quando o Povo recorria ao socorro do seu Deus, Jeovah, o Senhor, este não falhava em salvá-los "in extremis". Mas precedentes de Massada não os encontramos.

Aliás o soldado israelitas tem, desde 1948, dado provas de saber combater, ressistir, de ser corajoso. E só assim israel poderá continuar a enfrentar os seus poderosos inimigos, hoje.

«Eis que farei de Jerusalém um cálice de tontear paa todos os povos em redor...uma pedra pesada...Todos os que a pretenderem deslocar se ferirão gravemente. E contra ela se juntarão todas as nações da Terra !» Zacarias 12

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial