sexta-feira, 27 de maio de 2016

Versões bíblicas em português

Deixo aqui uma listagem que me dá muito gosto !
Esta resenha de Versões bíblicas em português, registo-a aqui  como uma indicação geral das Versões que existem em português, e que são  -  como se constata  -  numerosas !
Não estou fazendo um registo bibliográfico nacional... Seria pretensioso .  Estou apenas registando as que possuímos.   
E, naturalmente na nossa biblioteca temos mais exemplares da Bíblia de algumas destas mesmas versões.


Bíblia aberta com óculos.jpg



Versões da BÍBLIA em português, que possuo.

( Não refiro as sectárias, de que tenho dois exemplares )

1.1. ALMEIDA - Revista e Corrigida
1.2. ALMEIDA - Revista e Atualizada ( do Brasil )
1.3. ALMEIDA – Versão Hagnes
1.4. ALMEIDA -  Século 21, Ed. VIDA NOVA

2.1. Boa Nova ( da SBP )
2.2. Bíblia-Para-Todos ( SBP )
2.3. O LIVRO ( Linguagem atualizada )
2.4. Bíblia King James
2.5. Ed da FIEL
2.6. NIV
2.7. Living Bible International ( do Brasil )
2.8. Bíblia, London 1872
2.9. Bíblia, trad brasileira, Rio de Janeiro
2.10. Versão Trinitariana 1948

3.1. A Mensagem ( Paráfrase de Peterson )
3.2. Em Linguagem de Hoje ( Brasil )
3.3. A Bíblia Viva ( Paráfrase, do Brasil )

4.1. Padre João Pereira de Figueiredo
4.2. Ed. Capuchinhos
4.3. Padre. Matos Soares
4.4. Ed MEL
4.5. Ed Paulinas.
4.6. NT - Cónego José Falcão
4.7.   “  - Frei Pereira de Castro
4.8. Ed. Paulus

25 Versões !
Se considerarmos as 4 de ALMEIDA como diferentes entre si.
Porque o são. As diferenças entre elas, nas opções textuais, justificam, no meu entender, que não as consideremos como "a mesma Versão".
Comentários e críticas são bem-vindas, evidentemente.

A minha Versão favorita é a de
ALMEIDA, Revista e Corrigida,
que formou a minha Vida cristã desde a infância .


«Tu porém permanece

naquilo que aprendeste,

e de que foste inteirado,

sabendo de quem o tens aprendido,

e que desde a tua meninice

sabes as Sagradas Escrituras

que podem fazer-te sábio para a Salvação,

pela Fé em Cristo Jesus !»

 

2ª carta a Timóteo 3 : 14 e 15.


Bíblia II.jpg



Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial