sexta-feira, 20 de maio de 2016

As Teses de Lutero

Lutero afixando as Teses.jpg


Em 31 de outubro de 1517 Lutero publicou as 95 Teses, na Porta da Igreja de Wittenberg, na Alemanha, desencadeando assim, de vez, o Movimento memorável da Reforma Protestante, que teve consequências universais.
Esse afixar das suas 95 Teses teve como motivação a divulgação das "indugências" pelo Papa Júlio II, renovadas pelo Papa Leão X, que tinham por fim aobtenção do dinheiro necessário para o renovo das Instalações da Igreja Católica Romana no Vaticano, em Roma.


A Igreja Protestante e Evangélica  
não deveria deixar de assinalar
em 2017 
este Facto Religioso de imensa notariedade
e chave de uma dinâmica cultural
que se tornou imparável !

E que foi sem dúvida fruto da Graça do Senhor nosso Deus !





Deixo este registo aqui, agora, porque tenho grande esperança que em Portugal esse Dado histórico não passe despercebido.  Oro por isso ...

Lutero com a Bíblia.jpg


Notícias têm-nos chegado no sentido de que Roma  -  que tem alterado as suas perspetivas sobre ese Facto histórico, pretende  ter algo a dizer, de certo modo conciliador.


A INDULGÊNCIAS que Lutero, e outros, dificilmente aceitaram, tratavam de quatro "graças" principais que podiam ser adquiridas via as indulgências em questão.  Ei-las, na sua crua incoerência cristã :

"-  O perdão completo de todos os pecados e de todas as culpas penitenciais que teriam de ser ainda purgadas no Purgatório.
-  Um texto que conferirá àquele que o obtém o direito de escolher livremente um confessor e que obrigue este último, ainda em vida e na hora da morte, a absolver todos os pecados graves, incluindo os casos reservados à sede apostólica ( ... ).
-  A certeza de que todo aquele que entregar uma soma de dinheiro,  assim como todas as pessoas da sua família,  teriam, parte  na totalidade do tesouro formado pelos bens espirituais da igreja;
-  A libertação das almas dos mortos que já se encontrassem no Purgatório. Os seus efeito se efetivarão,  sem arrependimento nem confissão auricular,  simplesmente pelo facto de verter o dinheiro na caixa."



Lutero axiando as teses II.jpg

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial