sexta-feira, 13 de maio de 2016

As Maiúsculas

Maiúsculas.jpg

    Um vocábulo escrito com letra maiúscula ( letra grande ) inicial, é assim estacado  -  na nossa Norma e regulamentação ortográfica portuguesa ( tal como na de muitos outro países )  -  porque identifica um Conceito ou Algo ( uma Coisa,  um Objeto,  uma Figura, Pessoa, Ser ) que não é corrente, que não é comum,  que se isola em relação ao resto daquilo que existe.

    Poderá haver alguma subjetividade nessa noção de "Maiúsculas ".   Mas o certo é que basicamente é por isso que numa ortografia correta,  elas existem e têm essa função semântica relevante.
    O meu nome é Pinheiro.  Não pinheiro.  João; não joão.

    E seria fastidioso assinalar a onga lista de possíveris dicotomias de sentido, nitidamente destacadas.    Por exemplo, aqui vão alguns termos :
Salvação ( divina;  não será o mesmo que "salvação",  como é evidente ...),  Fé ( cristã ), Glória, Paz ( de Deus ), Amor ( de Deus ), Céu ( presença de Deus ), Graça, Perdão, Cruz ( de Cristo ),  Sacrifício ( de Cristo na Cruz ),  Obra ( divina ), Vontade ( de Deus )Criação ( divina ),  Criador ( referido a Deus ), Hino ( de louvor a Deus, ou patriótico ), Culto ( a Deus ),  Evangelho, Escrituras ( = Bíblia ), Vida ( de Deus ),  Justiça ( divina ), etc, etc !
    E muitos outros termos que, referindo-se a algo superior, são frequentemente escritos não com letra maiúscula inicial, como está nestes exemplos, mas com letra pequena inicial, o que se pode considerar uma falha ofensiva especialmente no domínio da Fé cristã !

    Por sinal, há até o hábito entre os evangélicos de assinalar cuidadosamente com letra maiúscula tudo o que seja pronomes ou determinativos referidos a Deus,  em Coros de louvor, e em textos.  Por exemplo   : deu-Lhe...  por Ele ..., dEle, ou Dele ... nEle, ou Nele ...., o Seu Amor, a Sua Salvação.   A Norma ortográfica não exige essa minúncia nem esse cuidado exótico.

    Sejamos atentos em honrar Deus através do que dizemos, do que fazemos, e do que ESCREVEMOS.

    Então  -  comentarão alguns  -  porque é que na Bíblia essas maiúsculas são rejeitadas nuns termos e noutros não ?
    Também eu acho isso estranho e incorreto que isso aconteça.  Os Editores bíblicos,  tanto no Brasil como em Prtugal,  estão desatentos a essa questão.
    E está mal que o estejam.
    Não é por isso que vamos nós também proceder incorretamente quando escrevemos ...  só porque a Bíblia ( que respeitamos ) escreve -  ortograficamente  -  errado nessa área das maiúsculas.
    Há mesmo,  nos textos bíblios,  na ortografia e linguistiamente outros pequenos erros e desatenções !
    Não me estou a referir naturalemtne aos textos originais mas às versões em linguagem atual e corrente.

 

    Sejamos cudadosos à forma como escrevemos,  não só em termos cuturais como epirituais.   Por respeito ao Deus que adoramos ( e que deu o dom da escrita aos Seres humanos )  como por respeito a nós próprios,  que fomos criados à imagem de Deus.  Todos.  Mesmo os que desprezam Deus ... !

 

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial