terça-feira, 24 de maio de 2016

Paul André Dubois

Gratidão II.jpg
  

     O Pastor Paul André Dubois que foi chamado à Presença de Deus no domingo passado  deixou gratas recordações  na vida espiritual de muitos de nós crentes que se formaram e cresceram espiritualmente no seio da Família cristã da Acção Bíblica.

     Fomos avisados por um Amigo, crente, suíço, da AB  na 2ªfª de manhã.    

     Deus concedeu a P.-A. Dubois dons e capacidades de reflexão e de exposição das coisas de Deus com simplicidade, com profundidade e com clareza.

     O dr. P.-A. Dubois era licenciado em Letras pela Universidade de Genebra.  Exerceu o ensino Secundário na Suíça,  antes de ser Obreiro e Missionário sob a Direção da AB.

     Mas não temos dúvidas em considerá-lo, um "mestre" ou "doutor" a quem Deus deu a Graça da palavra  de sabedoria, segundo as Escrituras na 1ª Carta aos Coríntios 12.

     Trabalhou em Portugal em uma ou duas Empresas comerciais, enquanto aprendia o português e se adaptava ao quotidiano do país,  antes de exercer o ministério pastoral em Portugal, em Lisboa,  durante uns anos.  Ministério esse muito abençoado !

    Quando P.-A. Dubois chegou a Portugal, ele ia à Faculdade de Letras de vez em quando, com alguma frequência até, e tinha  conversas com o conhecido Professor Hernani Cidade.  Eu estava na altura a estudar nessa Faculdade da Universidade Clássica, como se chamava então; e era aluno do Prof. Hernani Cidade.  Lembro-me de os ver, e do gosto que o velho H. Cidade mostrava de manter essas conversas com ele, Dubois, nos corredores,  sobre assuntos variados,  ( com frequentes abordagens ao domínio espiritual ) segundo me contava o P.A.D.   Julgo que o intento de P.A.D. em manter esse contacto com um homem distinto e académico, como era esse conhecido H. Cidade, foi o de melhor conhecer a mentalidade e a Cultura portuguesa.  E apurar a sua expressão em português; porque falavam ora em português ora em francês  ( o que também agradaria ao Mestre Cidade ).

     Pessoalmente deixo aqui, neste nosso Blog o testemunho de muita gratidão a Deus pelos conselhos,  pelas orientações espirituais, e pela amizade que Deus usou por intermédio deste seu Servo, e da sua Esposa,  na minha vida cristã.  E humana também.  Tanto minha como de minha Esposa.

     Na Suíça devemos-lhe ter sido por seu intermédio que obtive um lugar de ensino numa Escola Secundária oficial do Cantão de Vaud, na Vallée de Joux, onde de ficámos a residir, depois dos dois anos de frequência da Escola Bíblica da Acção Bíblica.  Isso evitou-me de ser chamado para a guerra em África, ( eu era alferes miliciano ) que estava no seu apogeu nessa altura; e que não era uma guerra em defesa da Pátria, claro.

     Aqui fica, neste registo pessoal,  a nossa gratidão a Deus pela vida e pelo ministério deste Pastor.  Que foi também um grande amigo de Portugal.




Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial