quarta-feira, 25 de maio de 2016

Demagogia ...

     Os portugueses celebram hoje, com mais um feriado, aquilo que os católicos chamam, o "Corpo de Deus".

    «O "Corpo de Deus" é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.»

     É mais uma convocatória à hipocrisia, porque a grande maioria dos portugueses nem sequer tem ideia do sentido dessa celebração.
     Que os cristãos católicos romanos celebrem esta comemoração de acordo com as suas convicções, ninguém tem nada a dizer.   É nosso dever respeitar a sua religiosidade.  Mesmo que não vejamos nelas fundamento sólido bíblico.
     Mas levar todos os portugueses a celebrá-la, é um falso empreendimento nacional que parte de uma suposição cultural que muitos rejeitamos :  Portugal ser um país católico.

    E, tal como deixei aqui registada a minha contrariedade em termos culturais e espirituais perante o facto de se  celebrar com um feriado a  chamada ( pela tradição católica ) "assunção de Maria" e se esquecer insensatamente a "Ascensão de Cristo", facto real, histórico, bíblico e de  grande sentido teológico,  assim também aqui fica expressa de novo a minha contrariedade.  Agora por outro motivo  ...

     Insisto também em que me contraria o ter de celebrar, constantemente, ano após ano, no dia 1 de dezembro, a nossa independência de Espanha.  Quando, em 8 séculos de existência apenas umas 6 curtas décadas estivemos a Espanha a nós, sob o égide do mesmo rei ... !

    Chamar a isto "valores" que se respeitam perante o "efémero da economia", como o faz o Primeiro Ministro Costa,  é franca demagogia.

     Entretanto ...
     Bom feriado, concidadãos !   Divirtam-se ...
     Porque a vida está difícil.
 

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial