sábado, 17 de novembro de 2012

O sentido das maiúsculas


    Há muita incúria por aí quanto ao uso de inicias maiúsculas, na escrita.

    Substantivos com maiúscula assinalam nomes e conceitos únicos ou que sobrelevam porque se impõem,  por aquilo que representam ou pelo que significam.  Por exemplo :

    Deus, Pátria, Bíblia, Governo ( da Nação ), Parlamento ( numa Democracia ), Humanidade ( conjunto dos Seres humanos ), etc. etc.

    E também, o Amor ( de Deus ), a Glória ( divina ), o Redentor ( o papel de Jesus Cristo ), a Verdade ( a revelada por Deus, ou o arquétipo ), a Moral ( Disciplina e arquétipo ), a Cruz ( de Cristo ), a Salvação, o Salvador ( divinos ), a Terra ( planeta onde vivemos ).  E por aí fora...

    Julgo que atualmente os alunos na Escola nem sequer são instruídos, nem educativamente pressionados, a estar atentos a essa questão, que é o expressar através das maiúsculas  -  no caso deste tipo de conceitos e de realidades  -  o que elas representam na visão do mundo da pessoa que escreve, e na Cultura em que se contextua.

    O certo é que os estudantes saem da Escola ( com a escolaridade completa e até com diplomas universitários ) alheias a essa preocupação em rrelação aos significantes que escrevem.

    Não é que não reconheçam a importância do que expressam, mas desprezam a "imposição da Ortografia".

    Escrever expressando negligência em relação ao que se pensa  sobre aquilo que se está pondo por escrito é uma forma de desconsideração também pelos outros;  além da desqualificação pessoal.

    Se escrevo bem estou bem comigo.  E com os outros.

    Agora noutro plano :

    Nas igrejas essa despreocupação ( quando não é simples ignorância ) é aflitiva.  E manifesta-se particularmente quando se projetam textos, ou letras de cânticos que a assembleia é suposta seguir, louvando a Deus.

    Chega-se a ter o cuidado, fútil e exótico, de escreve pronomes ( referidos a Deus ) "Nele" ou "nEle", "Dele" ou "dEle"...!  Mas logo a seguir vemos "salvação", "redentor", "amor de Deus",  tudo como se estivesse falando de batatas ou de sardinhas !

    Para além da falta de consideração para com os que leem, quando se ortografa mal, acresce a falta de respeito por Deus, a quem se dirije o louvor.

    O Eclesiastes ( ou "Pregador" ), na Bíblia, no cap 12 : 10  diz que procurou

    «...achar palavras agradáveis e escrever com retidão ( = corretamente ) palavras de verdade»

    A propósito : Que grande aviso para os atuais tradutores da Bíblia ( em todo o mundo ) !

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial