sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Leituras apressadas da Bíblia

A passagem bíblica de Juízes 11 : 29 a 40 é mal interpretada por alguns comentadores.

    Jefté foi vitorioso sobre o povo de Amom que guerreava Israel.

    E antes fizera um voto. "Se eu vencer Amom, aquilo que sair da minha casa, ao meu encontro, quando eu regressar, o oferecerei ao Senhor, em holocausto". 11 : 31.

    Jefté foi precipitado, evidentemente, no voto que fez.  Talvez a sua origem de certo modo irregular e atravessada ( ver o início do capítulo na Bíblia ) possa estar por detrás dessa decisão pouco sensata e aparatosa; se não mesmo auto-promotora. Própria, enfim, de um grande chefe militar, desse tempo.

    Mas não se pode concluir que a filha  -  que foi quem saiu de casa primeiro, para ir ao encontro do pai  -   tenha sido queimada como um holocausto de animal.  O resto do texto não dá apoio a essa interpretação. Um tal rito era expressão de aberto paganismo. 

    O voto de Jefte consistiu assim, ao que parece, em a filha oferecer a Deus, "como um holocausto", a sua virgindade, ou seja, não mais casar. E a rapariga passou pela terra chorando, com as outras, essa oferta da sua vida. Tornou-se depois uma celebração anual.

    Será que o Senhor Deus se terá agradado de toda essa ocorrência... ?  Desse tipo de "ofertas" e devoções ritualmente radicais.. ?  Era afinal um período ( o dos Juízes ) em que os Mandamentos, a Palavra de Deus, o Culto a Deus estavam subalternizados.  Se não mesmo esquecidos. 

    Através dos Profetas bem insistia o Senhor : «Os vossos holocaustos não me são aprazíveis, e os vossos sacrifícios não me agradam...Dai ouvidos à minha Voz e eu serei o vosso Deus...». Jeremias 6 : 20 e 7 : 23.

    Mas não se menciona nunca, no texto, que a menina tenha sido queimada.

    Aliás é lícito destacar a honestidade no cumprimento do voto.  Por parte de Jefté, como por parte da filha.

    A linguagem usada pelo narrador em 11 : 32 lembra até a que foi usada por São Paulo na Carta aos Romanos 12 : 1 «...que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional...»

    A menção de Jefté em Hebreus 11 : 32 parece dar suporte à interpretação que aqui se assume.

    Conclusão  :  Cuidado com leituras apressadas da Bíblia.


  

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial