quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dia da Reforma Protestante



          Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou 95 teses na Catedral de Wittenberg na Alemanha contestando diversos pontos doutrinais, e certas práticas, ( as indulgências, por exemplo, ou seja, o perdão de pecados em troco de dinheiro dado à igreja ) da igreja cristã de então.

    Lutero buscava a santidade e um relacionamento com Deus.  Quando descobriu o texto: "O justo viverá pela Fé".  Habacuque 2 : 4. Romanos 1 : 17.  E isto mudou sua jornada cristã. A partir dali começou a pregar e a ensinar -  era um distinto Professor e Teólogo  -  a Graça de Deus, a Salvação pela Fé, o uso das Escrituras pelo povo.

    Em janeiro de 1521 foi realizada a Dieta de Worms, que teve um papel importante na Reforma, pois nela Lutero foi convocado para rever as suas teses, no entanto ele defendeu-as sem tergiversar.
 
    A Dieta de Worms passou-se, em resumo, assim:

    "O Imperador Carlos V inaugurou a Dieta real a 22 de janeiro de 1521. Lutero foi chamado a renunciar ou a confirmar os seus ditos e foi-lhe outorgado um salvo-conduto para garantir-lhe um seguro deslocamento até Worms.
    A 16 de abril, Lutero apresentou-se diante da Dieta. Johann Eck, assistente do Arcebispo de Trier, mostrou a Lutero uma mesa cheia de cópias de seus escritos.
    Perguntou-lhe, então, se os livros eram seus e se ele  confirmava aquilo que as obras diziam.
    Lutero pediu um tempo para pensar na sua resposta a dar, o que lhe foi concedido.
    Então, isolou-se em oração e consultou seus aliados e amigos, apresentando-se à Dieta no dia seguinte.
    Quando a Dieta retomou o assunto, o conselheiro Eck pediu a Lutero que respondesse explicitamente à seguinte questão:
    "Lutero, repeles os teus livros e os erros que eles contêm?"
    Lutero, então, respondeu :
    "Renuncio, se me convencerem pelas Escrituras, e com claros argumentos da razão.  Porque não acredito nem no Papa, nem nos Concílios já que está provado que frequentemente estão errados, contradizendo-se a si mesmos, como se prova pelos textos da Sagrada Escritura que citei. 
    Estou submetido à minha consciência e unido à Palavra de Deus. Por isso, não posso, nem quero retratar-me de nada, porque fazer algo contra a consciência não é seguro nem saudável."

    Lutero proferiu também as seguintes palavras, como conclusão:

    -Não posso fazer outra coisa, esta é a minha posição. Que Deus me ajude!

    Nos dias seguintes, seguiram-se muitas conferências privadas para determinar qual o destino de Lutero. Antes que a decisão fosse tomada, Lutero abandonou Worms.  E durante seu regresso a Wittenberg, retirou-se, sem se saber para onde.

    O Imperador redigiu o Édito de Worms a 25 de maio de 1521, declarando Martinho Lutero fugitivo e herege, e proscrevendo as suas obras."

    Lutero entretanto traduziu a Bíblia em alemão corrente. E algum tempo depois essa versão ficou -  até hoje  -  a mais lida e apreciada entre o povo.  Essa versão foi mesmo um instrumento linguístico de fixação do alemão escrito.

    Esse Movimento da Reforma Protestante foi favorecido, felizmente, por outras movimentações de caráter social e cultural e até político, daquela época. Na Alemanha e em toda a Europa.  Lutas pela emancipação de cartas classes, como por exemplo os agricultores.  E de autonomia dos grandes senhores feudais que vinham da Idade Média.


     São então estas as bases do Movimento da Reforma, no séc. XVI :

     SOMENTE PELA FÉ.

     SOMENTE A GRAÇA.

     SOMENTE AS ESCRITURAS.

     SOMENTE CRISTO.

     SOMENTE A DEUS GLÓRIA

    A igreja católica romana ( muitos sectores da ICR ) tem, posteriormente,  sem grandes evidenciações, atualizado a expressão das suas doutrinas e praticamente até subscreve, hoje, quase a todo destas bases.

    A questão reside sobretudo na manutenção do valor da Tradição ( de certas tradições, como o culto a Maria ) junta às Escrituras, que a ICR ainda mantém.  Para além da instituição de uma classe sacerdotal (os padres; para os protestantes todo o crente é um sacerdote perante Deus, 1ª Carta de São Pedro 2 : 5 ), da celebração da missa, ( com um significado "sacrificial" que os Reformados repudiam com base na Bíblia ), da confissão auricular a um "sacerdote", o culto prestado aos santos. E mais alguns outros pontos que os evangélicos denunciam como graves extravios doutrinários, da Fé cristã, bíblica apostólica.

    Daí a acusação de profunda inconsistência por parte dos teólogos evangélicos.

    Há contudo frentes comuns de combate social e ético que não são dispiciendas.  Entre elas a liberalização do aborto, dos casamentos "gay"; e de correntes de materialismo filosófico. Há ainda os Direitos Humanos que os cristãos reformados defendem tenazmente.  Uma luta que os cristãos católicos romanos igualmente combatem.

    Lutero foi um, entre muitos outros grandes nomes de pensadores, intelectuais e lutadores de ideias, antes e depois dele.  Grandes Reformadores que seria ocioso mencionar aqui.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial