domingo, 4 de novembro de 2012

A Igreja de Cristo, Aquele que não muda

   
    ( Sequência do Post anterior )

    Hebreus 13 : 8 - «Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente»

    A Igreja tem um Passado, que precisa de ser cnhecido e compreendido, e no qual está solidamente enraizada.  Hebreus 2 : 1.

    O seu Presente é moldado pela Esperança de um Futuro, inalterável, nos séculos !

    Tem um Verbo, uma Palavra, um Discurso, uma razão de ser imutável, uma Cabeça, um Autor e Consumador da Fé.  Hebreus 12 : 2

    Vive com uma Palavra, um Texto ( a Bíblia ), que é Norma, que é Código inalterável.  Vive de uma Pessoa : Cristo. «Em nenhum outro há Salvação porque debaixo dos céus nenhum outro Nome há dado entre os Homens pelo qual devamos ser salvos» 
Cp Deuteronómio 11 : 18 - 20.

    A Forma, exterior, não pode autonomizar-se do Fundo, que é a Doutrina, a Teologia da Palavra divina.  Que «...não hão-de passar !»  Lucas 21 : 33.

    No Louvor, a música não pode recorrer indiferentemente a expressões sem qualidade estética, pois servem para motivar e elevar a alma. E não pode ficar suportada por fraseados pretensamente poéticos mas sem objetividade e desprovidos de precisão doutrinária e semântica (  querer rimar à força pode ser um empecilho atorfiante ).

    O Culto não pode induzir à satisfação visual, ao espetáculo.  Mas antes à comunhão, na adoração e entrega a Deus, sob o apelo das Escrituras, única Palavra de Deus.

    O local onde se tem a Presença do Espírito de Deus, onde Deus é proclamado, onde comunicamos com Deus pela Oração não pode ser dispiciendo. ( Há casos extremos, onde o local pode ser um espaço comum, evidentemente; pode até ser o ar livre ).

    A Mensagem, a homilética, edifica a Igreja para o crescimento, para a firmeza, para a fundamentação da Fé e para a vitória no combate espiritual. ( A retórica espiritualista, ou de mero cunho moralista, pode ser tristemente redutora ). 

    O cristão não "mudou de natureza" mesmo se, à sua volta, no século XXI, tudo evolua.

    A Igreja, Hoje, sabe enquadrar-se na Cultura coeva para ser aí um Poder de Justiça, de Verdade e de Ação divina, sem se impor, sem se imiscuir no "governo da Cidade, da respublica".  Mas,  revelando, em todos os  níveis, a Palavra intransponível do nosso Deus.

    «Não removas os marcos antigos, que puseram os teus Pais» Provérbios 22 : 28.

    Igreja emergente ?

   Ignoro.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial