sábado, 21 de janeiro de 2012

A Tolerância


( Museu da Tolerância, em Jerusalém )

Ontem, 21 de janeiro, foi o Dia Internacional contra a Intolerância

E no dia anterior, 20 de janeiro, fez 70 anos que, em Wannsee, um bonito e tranquilo local nos arredores de Berlim ( que visitámos há pouco tempo ) ficou acordado, numa Conferência entre as Figuras cimeiras da Alemanha nazi, a monstruosa "Solução Final para a Questão Judaica" que decidiria liquidar seis milhões de judeus ! Uma infernal expressão de Intolerância que ficou manchando a História da Humanidade.

Há por vezes sobreposições de datas dramaticamente eloquentes !

Nunca é demais lembrar e re-afirmar que "Tolerância" não é aceitar a opinião dos outros numa atitude abrangente de relativismo. Em que : "Todos têm razão". Visto se julgar que não há uma Verdade. E que a Verdade - é moda pensar assim - é coisa relativa, subjetiva, não absoluta, não apreensível dogmaticamente".

Não. Não é assim. Há uma Verdade. Eu tenho todo o direito de me identificar com aquilo que eu considero a Verdade.

Mas ouço o Outro e reflito na defesa dos seus Princípios. Respeito a sua opinião.

Deus sabe - por exemplo - com que alegria recebo a notícia da conversão de muçulmanos a Cristo, aceitando-o como Salvador e Senhor, com a Bíblia como fundamento da Fé em Deus.

Não é por isso que, numa situação em que um islamita me queira expor as suas ideias religiosas, eu deixe de o ouvir e de verificar no Corão o fundamento das suas crenças.

Mas não concluo que "também ele tem razão"; e que "no Islão também há a Verdade" !

Não lhe faço guerra. Mas combato pelas minhas ideias, neste caso, pela minha Fé. Combater, nesta perspetiva, é afirmar convictamente. E de forma a convencer quem for meu interlocutor. E a isto também se chama "proselitismo", que é um conceito, hoje, degradado e pejorativo, mas indevidamente.

«E conhecereis a Verdade. E a Verdade vos libertará» João 8 : 32

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial