sábado, 24 de dezembro de 2011

Hoje é Natal !


Hoje é Natal !


«...Trago-vos Boas Novas de grande Alegria !...» clamaram os Anjos aos pastores de Belém. Lucas 2 : 10.

No entanto...

Na quadra natalícia nós, os Evangélicos, temos frequentemente o discurso da "retificação". Ou seja, trazer à evidência o sentido básico de Natal que é o do repúdio do consumismo, do edonismo, de certo paganismo ainda que ornamentado com ideias boas, de paz, Família, dádiva aos outros, bem-querer...

Mas Natal ( também Colson nos lembra isso ) tem uma conotação subjacente de sofrimento.

José, quanto não terá sofrido - antes do Anjo o ter esclarecido - perante aquela aberração de Maria, virgem, estar grávida... e dizer que um Anjo lhe falara !

E, no momento do parto, terem de ficar num estábulo porque não havia lugar na estalagem, tanto era a gente que vinha alistar-se.

E a revolta interior : "Não era isto que esperávamos para este menino que Deus nos anunciou..."

Depois, no Templo, a predição de Simão de que "...uma espada traspassaria a alma de Maria...", Lucas 1 35, e a perplexidade angustiosa do que isso realmente significaria !

Mais tarde a fuga para o Egito, escapando à violência pérfida de Herodes. Acrescido do sofrimento incrível das mães desfllhadas dos seus preciosos bens.

Que cacharolete dramático !


Isto apesar da alegria das predições proféticas sobre o Menino que nascia, dos anjos no Céu, da visitação do pastores e dos sábios do oriente !

Nós, que lemos o Evangelho, sabemos que Natal é João 3 : 16.

E «Nisto se manifesta o Amor de Deus para connosco, em que Deus enviou o seu Filho unigénito ao mundo para quer por ele vivamos», 1 João 4 : 9

O sofrimento é a razão subliminar do Natal. Jesus Cristo veio para nos libertar do Pecado, que é a causa última daquilo que sofremos. Veio para sofrer na Cruz o nosso resgate e remição.

Por isso Natal tem a ver com, e lembra, o Sofrmento hmano atual, em todo o Mundo.

A nossa Alegria é pois intrínsecamente de natureza redencional : Graças a Deus por uma tão grande Salvação. Hebreus 2 : 3.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial