quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Diálogo Judeo-Cristão

Na Suíça um periódico impulsionador das ideias políticas e dos Valores defendidos por um pequeno Partido polítco protestante, «União Democrática Federal», publicou em 2006 um texto com o que chamaram "Bases para o Diálogo Judeo-Cristão".

Lidas por alto, em diagonal, fazem crer numa ideia de tolerância, de aproximação, de respeito mútuo, de muita compreensão ideológica.

Lidas com cuidado levantam sérias reticências !

Todos nós, Evangélicos, que amamos Israel sobretudo como Povo formado por Deus, como Território, como História traduzindo um intervenção divina específica - e é por isso que oramos pela Paz de Jerusalém em termos proféticos, bíblicos, escatológicos - todos nós, dizia, arrebitamos as orelhas quando nos falam em Diólogo entre Judeus e Cristãos.

Só que... muita coisa se diz - e faz ! - sob essa epígrafe que carece de fundamentação bíblica, à luz da Nova Aliança, do Novo Testamento, da Obra de Redenção do Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Messias de Israel. Obra essa que foi um Acontecimento fulcral e decisivo na História da Humanidade !

O tal texto do tal partido é um exemplo claro dessa atitude de passar por cima de dados fundamentais.

É verdade que o Cristianismo nasceu em Israel Que Jesus era Judeu. Que foi crucificado. Que ressuscitou e que subiu ao Céu em Jerusalém, em Israel. Que a primitiva Igreja foi judaica.

Mas o abismo mantém-se abissal entre Judeus e Cristãos a não ser para os que se arrependem e reconhecem Cristo como seu Messias, Salvador e Senhor, tornando-se filhos de Deus ( João 1 : 12 ). Os Judeus que dão esse passo vital são chamados "Messiânicos".

No entanto Israel continua sob a "maldição" a respeito do seu Messias. Despreza Jesus Cristo. E não pode cumprir a Antiga Aliança, até porque esta foi substituída.

As Profecias divinas vão-se cumprir. São irrevogáveis. Israel reconhecerá Cristo como seu Messias ! Um Dia !

E nós amamos Israel, por isso tudo.

Mas nos Planos de Deus, as coisas são o que são.

Não há que atenuar ou dar qualquer volta atualizante...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial