sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Natal ! Que Natal ... ?


O Natal está sendo uma festividade pagã; marcada por um apelo claro : o do consumismo.
A Ig católica, mais alguns outros, vai-se pronunciando no sentido de certos Valores : a Paz, a Harmonia, a Solidariedade, o dar-se aos Outros, etc. Está bem.
Contudo Natal é muito mais. É Deus que desceu à Terra, e que João 3 : 16 expressa eloquentemente - «Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único para que todo o que nele crê não pereça mas tenha a Vida eterna».
Natal não tem sentido sem o Sacrifício do Gólgota. E este também não o tem sem o Natal

_______

Neste ano demos por nós com grande relutância em participar neste festa "humanística" das luzinhas, das árvores e dos pais natal nórdicos, estes últimos com ar bonacheirão a fazer "ho, ho, ho". Sem nada sequer que diga respeito, ainda que de longe, à nossa cultura ou às nossas tradições ( aliás, quem sabe se ainda veremos um dia um pai natal a entoar um fado... ).
Presépios vão-se vendo; mas escassamente... Todos sentimos porquê : sinais de Fé cristã é domínio do privado; só lá em casa... Se não é mesmo uma cristianofobia latente.
A Igreja cristã tem duas coisas a afirmar - com veemência - nesta quadra :
- O sentido incontornável do Natal, «Cristo veio ao Mundo para salvar os pecadores» 1 Tim 1 : 15.
- Os Valores que são postos em destaque nesta altura - e muito bem - só ganham em solidez e em coerência se fundamentados na Bíblia, a Palavra e Revelação escrita de Deus.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial