sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Política e Civismo

Alguém nos USA, conotado com os Republicanos, o Sr. Mark Demoss, lançou em janeiro de 2009 um Projeto a que chamou "Civility Project". E teve como parceiro um antigo Conselheiro de Clinton, Lanny Davis. Além de outros apoiantes desse Projeto, partidariamente autónomo.

Foi enviado, com a proposta de aceitação dos princípios, e respectiva assinatura subscrevendo-o, aos 100 Senadores dos Esatdos Unidos, a todos o 435 Membros da Casa dos Representantes, e aos 50 Governadores de Estados.

No final, o que lhes era proposto que assinassem estava formulado assim :

«Nos meus Discuros públicos e no meu comportamento serei correto ( cortês ).

Respeitarei os outros, esteja ou não de acordo com eles.

Serei contra a falta de civismo sempre que deparar com ela.»

Pois bem, e pasme-se :

Dos 585 políticos, ativos, empenhados, que receberam a proposta responderam...

3 ( três ) !

O Projeto esvaiu-se, claro.

Porquê esta dureza de posição, de atitude, por parte dos intervenientes máximos da política ?

Algo que aliás não se circunscreve a essa grande Nação. É próprio do contexto político de qualquer outro país. E em Portugal, vamos lá, não somos dos mais incivilizados...

Sobretudo, para nós, observadores, é tanto mais dececionante quanto os EE.UU. são a casa de milhões de Evangélicos, e de Cristãos ativos, participativos. Talvez aí mesmo se encontre alguma parte de resposta :

Dos cristãos, particularmente os da Igreja Evangéica, pede-se cada vez mais, um comportamento interventivo. De forma a que se alterem não só estruturas decadentes e corruptas, como procedimentos, atitudes, processos e formas de ser e de estar, no Mundo, na Família, na Política, na Educação, que expressem a prioridade de Cristo na Sociedade.

Tiago reclamava, «...Não falem mal uns dos outros... !» 4 : 11.

E a Palavra de Deus, através de São Pedro, é muito clara. 2ª Carta, cap 1 : 5 - 8 :

«(...) Pondo nisto toda a diligência, acrescentem à vossa Fé a virtude. E à virtude a sabedoria. E à sabedoria a temperança. E à temperança a paciência. E à paciência o amor fraterno. E ao amor fraterno o Amor global (...)»

Aliás ... amanhã, 21 de janeiro, é o Dia Internacinal contra a Intolerância !

( Fonte : Ch. Today )

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial