quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Maiúsculas significantes

Segundo o Novo Acordo ortográfico da Língua Portuguesa, no âmbito dos PALOP, nomes substantivos que designem Disciplinas ou Domínios do Saber escrevem-se facultativamente com ou sem maiúscula inicial. Por exemplo : Matemática ou matemática; Português ou português.

Fico satisfeito que, nessa área particular, seja facultativo. Quanto a mim escreverei sempre Matemática, Filosofia, História, etc, ( Disciplinas escolares, académicas ) com maiúscula, porque estão significando domínios específicos do Conhecimento.

A maiúscula pode traduzir convicções e tomadas de posição na vida, no mundo das ideias, dos conceitos. E não é questão dispicienda...

O indiferentismo face às maiúsculas, nesta questão da expressão gráfica, escrita, daquilo em que pensamos, daquilo que queremos dizer, não será apenas fruto da ignorância, da iliteracia, do descuido docente nos anos de escolaridade. Ou também da rebeldia com que, mesmo inconscientemente, se repudiam parâmetros, disciplina, face ao que nos parece ser limitações à "minha própria maneira" de ver as coisas...

Pode até - esse indiferentismo ou essa negligência - expressar uma atitude mental de desprezo perante o que é importante, na Cultura e no Pensamento tradicional, desprezo pelo que é destacável, relevante por si. Estamos a falar claro da área dos conceitos, da ideologia.

Por exemplo : Liberdade, Paz, Justiça, etc. E no domínio da Fé cristã : Fé, Salvação, Amor, Perdão, Cruz, o Nome de Deus. Etc, etc.

Todos estes substantivos são "comuns", quando expressam conceitos correntes, não destacáveis ideologicamente. Escrever-se-ão então com minúscula.

Mas a liberdade que tenho de me movimentar não é a mesma coisa que o conceito superior e único de Liberdade ! A paz, como tranquilidade interior e ausência de situações conflituosas não se confunde com a Paz, ideia suprema. E no campo das convicções : A fé como confiança e expetativa de concretização de certo acontecimento não é a Fé que Deus inspira pela sua Palavra divina. O amor, sentimento corrente que nos liga a outras coisas ou pessoas não tem que ver com o Amor de Deus. A Cruz, fulcro do Ato de Salvação divina, em Jerusalém, no Calvário, não equivale ao padecimento ou à crise pessoal conjuntural que se pode atravessar. O mesmo com Governo da Nação / governo de casa; Sociedade portuguesa / vida em sociedade: Humanidade, conjunto dos seres humano / humanidade, atitude assumida perante o semlhante.

E por aí fora.

Negligenciar maiúsculas é em certos casos esvaziar pejorativamente conceitos únicos do peso semântico que os sublima.

Cuidado com o que a nossa escrita pode revelar, ou parecer demonstrar, daquilo que somos, daquilo que respeitamos, daquilo em que cremos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial