quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

«Não assassinarás...»


«Não cometerás homicídio» Êxodo 20 : 13

Esta, a tradução correta do texto hebraico.

Nenhuma versão portuguesa optou por ela. ( O LIVRO incluída ). Todas seguem a ideia corrente "Não matarás". A Bíblia-Para-Todos até enfatiza "Não matarás ninguém"...

Com uma exceção : a recente edição da Bíblia "A MENSAGEM", em discurso livre, de Eugene Peterson, que tem «Não cometerás homicídio», em Êxodo 20 : 13.

A opção, vulgarizada, ( "Não matarás" ), permite deduções que não corresponderão ao pensamento divino. Dá para pensar seriamente... Guerra, defensiva... sim ? Não ? Matar em autodefesa, sim ? Não ? Etc.

É claro que a frase fiel ao original destaca-se como um argumento a favor de pena capital. Sem dúvida. O meu Primo João Armando, no Brasil, logo pôs essa ideia em relevo comentando esta nota quando a publiquei no Facebook.

Génesis 9 : 1 a 6 não é texto pelo qual se passe ligeiramente...

A minha relutância perante a "pena de morte" é que ela acabe por ser aplicada por juizes ímpios. Ou seja, por indivíduos, juristas, que desconhecem a "piedade", a relação vital dos crentes com Deus.

Juízes cujas mentes não são formatadas, não são vitalizadas pelo que podemos chamar de "ordenação divina", e que podem enganar-se e mandar para a cadeira elétrica, ou para a forca, ou para qualquer outra solução final, um indivíduo julgado assassino, deixa-nos intranquilos.

Mas uma ideia fica, insofismável : a importância da vida humana aos olhos de Deus.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial