sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Um ordenamento correto

    Ia começar a ler um livro que comprei recentemente e deparei, logo na página de "dedicatória" que alguns autores antepôem ao seu texto, algo que me chamou a atenção.

    Escreve o autor  ( o volume é uma tradução do inglês ) que este seu livro é a transcrição de conversas que teve com familiares.  E começa :

    «A minha irmã, o meu irmão e eu desfrutámos de conversas...« eTC.

    É raro, mesmo bastante raro, que um português, falando de si e de outros comece  -  como este  -  pelos outros !

    O que lemos e ouvimos habitualmente é  -  ao contrário deste, e por exemplo  - : 
«Eu, a minha irmã e o meu irmã desfrutámos...» etc.

    Primeiro, "Eu..."

    Auto-centrismo ?  Ego-centrismo ?

    Não julgo que as pessoas o façam num mau sentido, ou por má educação.

    É antes um impulso natural.  É o EU que se apresenta como protagonista, como responsável  daquilo que se relata.

    É o Eu que diz de si próprio como secundarizando-se :  "Para além de "eu"... estavam "outros",  fulano, fulano e fulano...   Quase que poderíamos ver nisso uma certa "humildade"...

    Pode até ser, inconscientemente, como uma garantia de que é verdade o que se narra :  "Eu, sou testemunha.  E mais fulano, fulano", etc...

    Estou refletindo, e procurando justificações.
  
    Contudo, se eu penso na vida começando "pelos outros",  o  sujeito narrativo deixa de ser "eu".

    Se eu perspetivo a vida vendo primeiro "os outros",  o meu "estar aqui", torna-se socialmente saudável.

    A não ser... a não ser que seja a confissão de uma maldade !

    Ah, então aí sim,  «Eu...!»

    Lembro a conhecida passagem do Evangelho :


    «Bom Mestre, 
que farei para herdar a Vida eterna ?»

    A resposta de Jesus Cristo ao jovem rico, poderia ser sintetizada assim :

    "Uma coisa te falta : Pensa nos outros... !"

    Mas não posso deixar de citar todo o texto deste momento da vida de Cristo ( Lucas 18 : 22 )

    «Uma coisa te falta :  
Vende tudo o que tens.  
Dá-o aos pobres.  
E terás um tesouro nos Céus.  
Depois, vem 
e segue-me.»

    Os Outros... e Eu !  

    Uma Ética -  uma Mundovisão  -  que revolucionou Civilizações, Impérios.

    Um SER, e um ESTAR, possível só com Cristo.
   
   

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial