terça-feira, 12 de novembro de 2013

Os cânticos atuais dos Evangélicos


   
    Que é que se pretende com os Coros que se cantam nas nossas igrejas evangélicas ?

    Louvar Deus.  E ao fazê-lo lembrar factos de Deus, e afirmar verdades da Fé bíblica.   Fazendo isso, edificar a Igreja, fortalecê-la espiritualmente.

    O conteúdo atual dos coros que se cantam nas igreja evangélicas são em geral de conteúdo superficial.  São repetitivos.  Alimemtam sbretudo a emotividade.

     Estão distantes dos Hinos que se cantavam há uma ou duas gerações.

    Honram Deus ?   É essa a pergunta que faz o Dr. Jonatham Vaughan, um evangélico, numa Tese de Doutouramento em França.  e da qual dá notícia, comentada, o "Christianisme Aujourd'hui".

    Deus é dignificado se os factos e as verdades da sua Palavra são afirmados com cuidado na sua expressão verbal. E também na sua expressão gráfica, ortográfica.

    De Pecado, por exemplo, quase não se menciona.

   As preocupções em rimar e em "fazer poesia" com os textos de louvor, prejudica, por vezes imperdoavelmente, a clareza teológica dos Cânticos.

   Outros temas, como o papel da Cruz, e do Sangue de Cristo vertido na Cruz, a Segunda Vinda de Cristo, o incentivo missionário e evangelístico, e outros, não são abordados nos Coros que fazem agora o Louvor nos meios evangélicos.  Seja em que língua for.  Ou então são abordados de forma ligeira, passageira, metafórica.

    Por outro lado temas como o "amor" em termos genéricos, o "eu" que quer "muito chegar a Deus", "tocar Deus", "sentir Deus", e coisas semelhantes, vão-se tornando recorrentes.  Mas não expressam a Fé genuina que a Palavra de Deus aciona.

    Com louváveis exceções, claro está.

    É imprescindível que os líderes das igrejas evangélicas assumam as suas responsabilidades nessa área.

    «Orarei com o espírito,
mas também orarei com a mente.
Cantarei com o espírito,
mas também com a mente»

    1ª Carta de São Paulo aos Coríntios, 14 : 15.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial