sábado, 10 de setembro de 2011

Regresso às Aulas, em setembro, em Portugal


Voltar à Escola em setembro -

é um gozo : o convívio alegre. Que na generalidade cobre o ano todo...

é ter novos livros de estudo, que aliás são atraentes, como bonitas fotos...

é ter novos Professores... A curiosidade a prever como serão eles.

Etc...

Mas... A Escola é

um esforço sobre si próprio.

É o ser humano sujeito à - iniludível ! - disciplina de aprendizagem, à dosagem obrigatória de informação a reter seriamente, com aplicação, com entrega.

É trabalho.

É luta. Até porque viver em comunidade, em convivência implica cedência, dádiva de si, uma certa humildade. E isso custa... É o confronto com as vontades de cada dos outros. E com a de quem ensina...

É a cada momento, a revelação daquilo que falta aprender: «O quê ? Ainda há mais ? Não chega já ?» Lembra um tal da Antiguidade, o Sócrates. Não, não, não é esse. É o que era grego, filósofo : "Quanto mais sei mais sei que pouco ainda sei..." ( Não era bem assim que ele dizia mas anda por lá perto ! ).

Isso de tornar à Escola cada vez, em setembro, pode ser um tempo alegre. Quem bom, se for isso ! E... «aprender brincando..." ( «docere delectando» ) também é bom, no fundo. E ser tal for possível...sobretudo a partir de certa idade, adolescente, é bom. Foi sem dúvida a grande ilusão dos tempos do grande Carl Rogers. E eu ensinei nesse tempo...

Ao Professor compete moderar a aprendizagem

com humanidade,

com compreensão e simpatia e mesmo com afeto.

Com uma metodolgia adequada, casuística, personalizada ao aprendedor.

Mas sem se iludir na futilidade, na cedência à indisciplina e ao instinto de rebeldia, sem se enganar com o respeito, primário, pelo caráter natural de cada aprendedor, que leva à rudeza, ao bloqueio no crescimento e até por vezes à brutalidade.

Deus criou o Ser humano com aptidões, de reflexão, de vontade, de memória e retenção, absolutamente diferenciadas das outras criaturas.

Por isso,

Escola é crescimento. Que só com vontade e labor se faz !


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial