terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cultura e anti-cultura


Lemos notícias em como neste Natal, nos USA, vai percorrendo certos Estados a campanha de ateísmo publicitada com cartazes de grande dimensão, e onerosos, chamando de "mito" a Natividade.


O Cristianismo configurou o Ocidente. Ou seja, foi uma das forças que configurou o que globalmente consideramos o Ocidente. Ao mesmo tempo que o Iluminismo. E outros, bem entendido.


Mas esta Cultura Ocidental foi-se afastando do Cristianismo.


E mesmo nas últimas décadas tornou-se-lhe francamente hostil.


Remetendo-o para o domínio privado e familiar por um lado. E por outro considerando e acusando, o Cristianismo e a Fé cristã, ( sem preâmbulos nem discussão... ! ), de intolerância, de fanatismo, de mitismo ( por perseguirmos mitos ).


É neste panorama que os cristãos vivem.


Mas eles - nós - estamos conscientes de que a expressão vivencial das nossas convicções consiste numa Cultura superior, de Valores insuperáveis, porque divinos, produzindo alta eficiência dinâmica na transformação da mente, da alma, dos comportamentos. E na produção de Justiça, de Harmonia, de Bondade, de Caminhos seguros e concistentes.


Mas ao mesmo tempo somos pressionados, travados, pela hostilidade da Cultura dominante.


Uma Cultura mitómana ( amante da mentira... ).


É uma luta.


Somos sem dúvida Agentes - culturais - priveligiados porque, ao nível da "nossa Cultura" somos impulsionados, motivados, inspirados pela Revelação de Deus, na Bíblia.


Não pode haver melhor !...


O Papa, este atual , disse algo com que estou bem de acordo : «O Cristianismo é a Força vital sem a qual as outras coisas não poderiam continuar a existir». ( "Luz do Mundo" )


Nem sempre os próprios cristãos são conscientes das mais valias culturais da Vida e de Fé cristã.


Há os que se vão adaptando pacificadoramente. Se alinhar em grandes conflitos...


E há os que se concentram em específicos objetivos, como a Evangelização, Missões, por exemplo.


Esquecendo talvez que evangelizar é também promover a Cultura que se abre à dinâmica de Deus no indivíduo, na Família, na Sociedade.


A única genuina.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial