sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Centro Penitenciário só com Cristãos



Recebi, de fonte cristã que me merece inteira confiança, que na Argentina existe um Estabelecimento Prisional que abriga no seu interior indivíduos condenados mas que confessam e manifestam a sua Fé cristã evangélica ! Ou por se terem convertido a Cristo entretanto ou por raízes que já mantinham.


Julgo não ser caso único. Em anos anteriores tive conhecimento de mais uma ou outra situação destas. Por negligência não retive localidades e países. Possivelmente - não estou certo - terá sido por intermédio de Prison Felowship ( e de Chuck Colson ) que soube disso.


O ambiente nessa prisão, como é de calcular, apresenta-se como pouco comum, no relacionamento entre os detidos, uns 250 e os guardas.


São assistidos por um Pastor. A existência desse Centro data de 2003 por decisão do então Ministro da Justiça argentino.


Os reclusos, dizem-nos, respondem na sua maioria por delitos não menores. Os guardas também são evangélicos. Atuam por turnos, claro.


Alguns chegam a essa prisão com muito pouco esclarecimento religioso. É aí que aprendem da Bíblia, se formam e crescem espiritualmente com Deus, por Cristo !


O ambiente interno em termos relacionais não será paradisíaco, naturalmente... Mas é nitidamente muito melhor que noutros estabelecimentos prisionais.


A má notícia agora é que, na sequência de uma restruturação do sistema prisional, essa situação, que poderíamos chamar "de excelência", poderá acabar.


A razão ? Esse Centro Penitenciário passaria a albergar antes presos com mais de 60 e 70 anos. E os que lá estão seriam distribuidos por outros centro de reclusão.


Lamentável, se assim for.


Contudo, aqui fica a notícia.


Mas uma reflexão se impõe.


Estes homens, se compreenderam bem o âmago do Evangelho de Cristo, sabem que o Mal, o Pecado, e a culpa subsequente, traz indisputavelmente um Castigo.


No caso de Deus, o Juiz Supremo, com Ele não há Injustiça, nem flexibilidades, nem coisas semelhantes.


Como pecadores - que o somos todos - esse Castigo Soberano foi Cristo quem o sofreu, em nosso lugar.


Mas Cristo ressuscitou da Morte. Está vivo, como Senhor. No Céu.


E nós se cremos e aceitamos esse Ato divino temos o Perdão. A Paz !


Esses reclusos cumprem a pena emergente dos seus maus atos.


Mas com que perspectiva, com que dinâmica interior, com que ânimo moral ! Agora que fizeram seu o Evangelho, a Boa Nova de Cristo ! O qual é :


«(...) O Poder de Deus para a Salvação de todo aquele que cê...» ! Carta de Sâo Paulo aos Romanos, cap 1 : 16.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial