quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bíblia lida em Escolas


Em 1 de julho passado a Assembleia Legislativa de El Salvador emitiu um texto legislativo, o Decreto 411 em como as Escolas dedicariam no início do dia sete minutos de leitura sem comentários da Bíblia.


Objetivo ? Comunicar um sentido moral à Educação dos jovens em idade escolar.


A República de El Salvador tradicionalmente católica, som seis milhões de habitantes vê-se ultrapassada pelo ativismo de bandos violentos que não há muito tempos, por exemplo, incendiaram um autocarro nos arredores de São Salvador, em que catorze pessoas moreram queimadas.


A Aliança Evangélica, e muitos evangélicos, apoiam esta medida que pode transmitir Valores e mudar vidas.


Católicos, luteranos, batistas opõem-se. Sem porem em causa o poder atuante das Escrituras dizem que o Decreto 411 saíu sem qualquer consulta às igrrejas e não esclarece que deverá ler a Bíblia aos estudantes, que textos devem ser oidos, nem que tipo de tradução é aconselhável que seja usada.


O Presidente da República a princípio favorável, acanou por vetar a lçei em 27 de julho perante a bi-polarização das igrejas a esse respeito. ~E mandou que fossem consultadas.


Os Protestantes que são atualmente uns 40% da população já háuma década que pedem uma iniciativa legislativa deste tipo.


A questão é de metodologia. Além disso - dizem - muitas igrrejas substituem a própria leitura e estudo da Bíblia por formas litúrgicas sem impacto n geração mais nova.


Depois..."há a pobreza, a exclusão, a marginalização, a crise internacional... que requerem respostas mais com+lexas e abrangentes que não sejam tapar o sol com um ddedo", diz o presidente da Federeção Batista.


Aqui fica o registo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial