segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Judeus incircuncisos em Israel

Um número de pais judeus, israelitas, número ainda pequeno mas que parece vai aumentando, recusa circuncidar seus filhos !


Há mesmo um Movimento que os apoia.


É o sinal dos tempos : sinal de ateísmo, de incredulidade, de laicismo e de desprezo pelas tradições.


Uns quantos Pais judeus mantêm a tradição para não exporem os seus rebentos, mais tarde, a certa vergonha segregadora, por não serem como os outros jovens judeus circuncidados.


Mas a verdade é que muitos ainda o fazem não só por razões higiénicas ( há mais povos que adotam a circuncisão ) mas sobretudo por convicção religiosa.


A circuncisão foi dada pelo Senhor Deus a Abraão como sinal de garantia de "Aliança perpétua", Génesis 17.


Como marca em como Jeová seria não só o Deus de Abraão como de toda a sua descendência, a quem daria toda a Terra de Canaã como posse perpétua.


É evidente que, como escreveu São Paulo aos Gálatas ( 5 : 6 ) «Em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão têm valor algum mas a Fé que atua pelo Amor de Deus»


Contudo, esta pressão para liberalizar uma tradição de identidade profunda, de raiz, tende a retirar a Israel, em parte, como que a razão de ser para a sua afirmação, nacional e territorial, no contexto internacional.


Que é Israel sem essa Aliança divina ?


Por isso no mundo atual percorre a ideia, entre políticos, jornalistas, e comentadores políticos, e até entre Chefes de Estado - para quem Deus, e isso de alianças divinas são coisas de espiritualismo, a cheirar a incenso... : Mas afinal que são os israelitas mais que outros, para reclamar aquela terra ?...


No fundo, os judeus israelitas que aborrecem a circuncisão como marca de identidade própria não estarão a dar razão a essa atitude ?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial