domingo, 30 de outubro de 2016

O Espaço público de Culto

Culto evangélico.jpg


    Chegou ao nosso conhecimento que em França, uma Congregação evangélica tem tido ultimamente iniciativas de acolhimento de muçulmanos.
    E são muitos os que têm ali ouvido falar de Jesus Cristo,  ouvido anunciar o Evangelho,  ouvido e lido a Bíblia.
    Graças a Deus !

    Essa mesma igreja contudo,  nesse esforço de cordialidade excedeu-se e chegou a ceder o seu Espaço cultual para a celebração, por uns quantos imans, de um funeral islâmico.
    Esse gesto não foi bem visto por muitos evangélicos.  E com toda a razão !
    Não adoramos o mesmo Deus.
    Não temos a mesma Fé.
    O nosso Culto e o Espaço que lhe consagramos são incompatíveis  com outras manifestações religiosas estranhas. Muçulmanas ou outras.

    Tenho insistido no respeito que devemos ao Espaço que,  como igreja local,  consagramos para cultuar Deus, o Senhor do Universo.  O único Deus !
    Esse Espaço pode ser humilde,  ou pode ser suntuoso.  A questão é que :
    Primeiro, esse Espaço,  não pode ser compatível com manifestações e expressões esotéricas ou espiritualistas que não tenham por suporte exclusivo Cristo Jesus e a Bíblia.
    Segundo, esse Espaço é impróprio para ambientes onde se use de vulgarismos de vocabulário e de atitudes,  ou de exuberâncias rasteiras e sem dignidade !    Deve ser-se exigente também nessa área.
    Terceiro, e não menos importante,  esse Espaço de Culto regular de uma igreja,  deve ser marcado por uma decoração e um mobiliário,  tanto quanto possível,  harmonioso,  bem arrumado  ( cadeiras cortinados,  tapetes,  instrumentos musicais e acessórios )  com uma iluminação e apoios tecnológicos arrumados, tudo de forma a honrar o Nome magestoso do Altíssimo Deus que veneramos, que nos ama e que amamos.

    Por isso os próprios crentes, cristãos, deverão também ter cuidado com a forma como se vestem para ir a um Culto.  Evitando ligeireza e despreocupação ( que até na vida corrente social, e institucional se evita ... ) e, quanto às senhoras, tendo cuidado com toiletes que poderão ser provocantes.

    Quando se pede aos crentes que chegam à igreja para prestar Culto ao Senhor Deus,  que se mantenham numa atitude reverente, de oração e de adoração,  é não só pelo Ato importante para o qual se prepara toda a igreja local,  como também pelo Espaço que a isso é consagrado,  como Espaço de Culto.

    Sejamos intransigentes quanto ao Espoaço que reservamos para o Culto ao nosso Deus e Pai !


Culto evangélico I.jpg


«Quão amáveis são os teus Tabernáculos,

Senhor dos Exércitos !

A minha alma suspira e desfalece

pelos Átrios do Senhor ( ... )

 

Entrem por suas portas

com ações de graças,

e nos seus Átrios

com Hinos de Louvor !»


Salmos 84 : 1 e 2;  100 : 4







Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial