terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Cristãos = Católicos !...

Cristianismo e católicos.jpg    A Comunicação Social, os "Média", e não só, ( pelo menos ek Portugal ) fazem frequentemente destes dois termos uma sinonímia improcedente e por isso abusiva.
    O mesmo acontece com a sobreposição indevida e grosseira de Igreja e igreja católica ( romana ).  Fala-se em Igreja e supõe-se o Vaticano.
    Torna-se mesmo agressiva, essa sinonímia, porque supõe e implica o esquecimento deliberado e exclusivista de Evangélicos e Protestantes.  Diria que é até uma forma de intolerância, tácita, não explícita. E para isso não deixa de contribuir a Mensagem específica, e o testemunho empenhado, sonante, quase "incómodo", desses cristãos.
    Estes, tomados em termos globais,  não denominacionais,  são muitos em Portugal.  São centenas de milhar. Com crentes em todas as camadas sociais.  São uma presença  - sociológica, antropológica  -  de modo algum dispicienda.  Marcando a Educação da Nação, a Saúde, as Áreas Empresariais.  E mesmo a política.
    Devo dizer que achei bem e digo de assinalar que no Programa de Debates Prós e Contras, no Canal 1 da TV tenha sido convidada uma representante do mundo protestante, uma "pastora".   Situação pouco corrente...

    Mas uma mentalidade de curta ótica, presa a uma perspetiva tradicional de séculos, não deixa que jornalistas e muitos outros, sejam objetivos, e integradores, não discriminantes.
    Os cristãos ortodoxos e de tradições eclasiais mais a orientes, esses estão lá longe... Com esses é que nem vale a pena prenderem-se.  Ainda que por vezes se lhes refiram, descuidadamente, quando se abordam assuntos da área religiosa.

    Naturalmente que o não monolitismo de toda essa camada de crentes cristãos  ( Protestantes /Evangélicos ), o facto de não terem uma chefia cimeira, tutelar, como o Papado e o Vativano, torna-os, a esses não católicos, antropologicamente periféricos.  em culturas com fortes vertentes tradicionalistas e rituais, como a nossa.

    No fundo, os crentes cristãos Evangélicos, nem se beliscam profundamente com isso. 
    Eles vão crescendo.  À medida que a Luz se espalha.
    Apesar de que a distorção se prolonga...

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial