sábado, 20 de dezembro de 2014

Feriados religiosos, em Portugal


    Natal e Páscoa, celebrando um a Vinda de Cristo ao Mundo e o outro a sua Morte redentora em Jerusalém, no Gólgota, tornaram-se Feriados "culturais".

  Expressam certamente o impacto inegável da Fé cristã na nossa Civilização.   Mas o seu fundamento eminentemente espiritual vai-se esbatendo na memória civilizacional...

    À Igreja cristã cabe relevá-lo !

   Mas é justo que sejam celebrados por uma Sociedade que, queira-se ou não, está configurada, a vários níveis, por Valores Éticos e Históricos enraizados no Cristianismo.  Mesmo perante o desprezo da Fé cristã por parte de muitos.

    Ficam-nos então dois Feriados claramente religiosos :  O 15 de agosto e o 8 de dezembro.

   E aqui ressalta o absurdo, a incoerência, que é quase hipocrisia.  Que sentido tem levar toda a Comunidade nacional a celebrar  -  e com Feriado, que é algo que sai caro ao Estado, como todos reconhecem  -  dois factos que apenas a Tradição da igreja católica-romana institui, que não são bíblicos, que são controversos, polémicos, que todos os cristãos evangélicos repudiam e que não têm qualquer sgnificado cultural para o resto da população ( que só lhe agrada o "ser feriado" ) ?!

   E mais : Chega-se ao extremo da incoerência de celebrar a "assunção de Maria", ( a 15 de agosto );  e a Ascensão de Jesus Cristo não merecer, da parte do Estado português, nem da igreja católica-romana, qualquer atenção celebrativa !   Antigamente ainda foi celebrado com um feriado, era a "5ªfª da espiga ou da ascensão".  A Ascensão de Jesus Cristo foi um Ato, histórico, de glorificação de Cristo, que define perentoriamente a Fé cristã !    ( Veja-se, por exemplo João 16 ).   E o facto de ter deixado de ser feriado levou até os Evangélicos a quase nem o mencionar no seu testemunho público !

   Acabe-se com a hipocrisia.

   Feriados ? 

   Num Estado laico, só os  históricos e com significado cultural que diga respeito a toda a Nação.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial