segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

1º de dezembro, Feriado ?


Não. 
Estou de acordo com a decisão do Governo.
E gostava de deixar aqui registado porquê.

Portugal é um País com tantos séculos de independência e de autonomia ( desde 1143 ), culturalmente bem diferenciado do resto da Península e particularmente de Castela.
Esteve casionalmente durante uns curtos 60 anos associado à Coroa espanhola, com um rei comum.

Tem alguma justificação que celebre e festeje o ter-se libertado e retomado a sua vivência nacional autónoma secular, como antes, após esse curto período ( relativamente ) ? 

E que o faça com um Feriado que é sempre uma celebração cara e custosa para a economia ?!

E ainda por cima sem que o Povo sinta qualquer vibração patriótica com isso... !!   Aquilo de que a generalidade das pessoas gosta é do "feriado" ( e das "pontes",  como teria sido o caso este ano e o próximo... )

A grande maioria das pessoas não sente nada contra a Espanha nem tem nenhum sentimento de "libertação" em relação aos nossos vizinhos.       Damo-nos bem, e é tudo.   (  E até precisamos deles em vários aspetos da nossa economia ).

Esquecendo pontualmente algumas personalidade que encaram (ou encaravam ) com bons olhos uma integração federativa, como era o caso de José Saramago.

Viva Portugal, com certeza !   De Espanha : que se governem.    Mas... deixem-nos em paz com este feriado celebrativo.

Bem bastam alguns feriados religiosos que repudiamos e com os quais nos obrigam a pactuar.  (  Como é o caso do 15 de agosto e do 8 de dezembro ).

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial