quinta-feira, 27 de junho de 2013

Porque cantam os cristãos



    A ideia geral é que se canta para extravasar o que vai no íntimo.  Para o expressar.

    Num artigo no Christianity Today, um Professor de Estética, faz considerações sobre o assunto e vou resumi-las, ao mesmo tempo que vou dizendo o que penso.  Como já tenho feito, e para ficar aqui, neste meu registo de ideias...

    Atanásio,  pensador cristão do século IV,  entendia que cantar,  louvando Deus   (  Atanásio refere-se sobretudo aos Salmos, entoados na Igreja )  tem uma enrme importância na formação espiritual do cristão, e como meio de crescer na vida de Fé.  

   E' portanto uma ideia uma tanto diferente, melhor : complementar da anterior :  O cristão canta também para  expressar mas igualmente para interiorizar, de certa forma, aquilo que canta.

    Cantar, segundo Atanásio, instila as Verdades da Fé no íntimo do crente.  É como uma apropriação do que se profere e se expressa cantando.

    Ler, reproduz um texto.  Cantar, faz o texto ser mais seu, junta-lhe mais emoção.

    Apocalipse fala de «um Cântico Novo» que só podia e sabiam entoar os esclhidos de Deus !

    Além disso, Atanásio via no Canto uma expressão também da Harmonia espiritual da Alma do Crente, quando louva Deus.  Quando se canta, nós próprios vivenciamos essa Harmonia. 

    E a Harmonia, na Música, na Criação, no Universo ( no ínfimamente pequeno como no imensamente vasto ),  é uma criação de Deus !

    Não se pode deixar de estar de acordo com Atanásio !

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial