Democracia, assim ?
Não me sinto à vontade quando faço em público ( e este Blog pode ser lido seja por quem for, que tope cm ele... ) comentários que tenham a ver com política, no sentido corrente.
Em tempos tive algum entusiasmo pela vida política. Poucos anos. Acabei por reconhecer que não devia continuar por aí. O meu empenho nos problemas da Sociedade têm mais que ver com o meu testemunho como cristão.
E este registo hoje tem - em parte - a ver com isso.
Há dois ou três fenómenos, exponenciais, de caráter cultural que nos levam, julgo que a qualquer pessoas bem "bem formada", a refletir seriamente. Hoje.
Um deles é despisciência com que um número considerável de pessoas se dirige a representantes de Órgãos de soberania, a Autoridades instituídas, ou alude a elas, com uma falta de sentido de uma Cidadania consciente, que se respeita a si própria, que tem de si própria um profundo conceito de dignidade, e de propósitos superiores.
A discordãncia, e até mesmo a revolta, manifestam-se com atitudes e linguagem rasteiras. E até com o insulto ! E ao mesmo tempo exigindo, já, o que muitas vezes não passa de disparate, ou de asneira. Numa expressão de irresponsabilidade. Sobretudo em Portugal.
E a Comunicação Social ajuda à divulgação da "rasteirice".
Não. Assim não é Democracia ( com "D" maiúsculo ) !
Para além disso eu - nós, como cristãos respeitamos as Autoridades Instítuídas, sobretudo democraticamente.
Posso, no usufruto da minha cidadania, e liberdade de pensamento e de expressão, manifestar a minha discordância. e por vezes fazê-lo revoltadamente.
Se há deliberações e atos de governação que ofendem, frontalmente as Normas e a Vontade reveladas de Deus, desobedeço.
Mas não resvalo para o insulto.
Etiquetas: política
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial