terça-feira, 25 de junho de 2013

Homenagens na Igrreja


    Por muito tolerante e compreensivo que se queira ser, homenagear Indivíduos ou Casais cristãos,  pelo serviço, dedicação e empenho com que possam ter estado presentes e ativos no testemunho da sua Fé, fazendo-o de forma integrada num Culto prestado a Deus,  é algo que nos custa  a aceitar.  A muitos de nós.

    Não devia ser feito.  E acontece !

    É algo que nem deveria necessitar de grandes comentários.

    Na Igreja cristã SÓ DEUS e o SENHOR JESUS CRISTO são alvo da nossa homenagem, do nosso louvor.

    Tenho mesmo muitas reticências quanto a bater palmas na igreja depois de certos atos e intervenções de crentes, em ocasiões especiais.  Reconheço que o bater palmas pode apenas expressar a satisfação e o apoio que é dado ao que se ouviu ou se fez.  Mas cria um ambiente de "espetáculo" que não me deixa à vontade, enquanto ali estou na igreja prestando Culto ao meu Deus.

    A nossa  Homenagem e  Reconhecimento é sempre  e só dirigidos  a Deus  e a Cristo.     Romanos 12 : 1.   Filip. 1 : 5 e 6.

    Claro que é natural que  -  até em termos históricos e biográficos  -  se mencione com satisfação e alegria, o impacto espiritual que terá tido a consagração de muitos cristãos, Casais e Indivíduos.  No contexto da vivência terrena da Igreja.

    É normal que se mencione o que fizeram, os frutos que tiveram.  E isso por escrito ou no contexto da igreja local local.  Temos como exemplo Romanos 16.

    O casal de missionários Samuel e Emy Matthey foram alvo, na altura em que regressaram à Suíça, de uma celebração pela Igreja local de Faro, de gratidão a Deus pela Serviço que Deus lhes permitiu que realizassem pregando cm perseverança o Evangelho em odo o Algarve, e ganhando Almas para Cristo.   Mas não foi durante um Culto.

    Sempre a Homenagem, a Celebração, é  -  deve ter-se o cuidado que seja  -  dirijida, explicitamente,  a Deus.  E não integrada num Ato de Culto ao Deus que amamos e que nos ama.

   

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial