quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Recompensa ( II )


    E quanto a Recompensa ?

    Recompensar alguém, uma criança ou um adulto por ter feito bem aquilo que fez ?  Doar-lhe bens, ou materiais, ou dinheiro para compensação do esforço... ?  Que sentido tem isso na vida ?  E sobretudo aos olhos de Deus ?

    Faço o Bem, ou o que é Bom, Justo, Reto, Belo, o Melhor que posso e sei :

- porque é o meu dever como Ser humano recional.  E portanto até me enriquece e valoriza como indivíduo;
- porque fui criado por um Deus Justo, Bom e Santo, e fui criado, nasci e vivo, para ser a expressão do que Deus quer e do que Deus é !
- porque sou um Ser social, gregário, e fazendo o Bem, o Bom, o Justo, o Belo, o Melhor que posso e sei, estou assim beneficiando os outros.  E por tabela eu próprio também.

    É neste sentido que deve ser educada a criança, que devem ser educados os nossos filhos.

    São estes os objetivos e as razões básicas porque fazemos, porque praticamos o que é certo.

    Ser recompensado para estimular para vivenciar esses objetivos é desvirtuá-los. E fazer deles algo de supra-norma que até merece um prémio, uns dinheiros, umas guloseimas mais...   Não. Não creio estar correto isso.

    Mas então excluem-se os prémios, seja para o que for ?

      O prémio é  o ter feito aquilo que me completa, que me realiza, que me valoriza como Ser humamno.  E que agrada a Deus.  ( 2 Cor 10 : 5b )

    Uma medalha, uma Taça, uma Menção honrosa, um pedestal tri-planos, tudo isso são formas de assinalar que alguém fez O QUE DEVE.  Ecl. 12 : 13, 14.

    Os prémios, em certos casos podem ser vistos e são estímulos à formação de atletas.  Mas só isso.  No meu entender.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial