quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O Trabalho



    Hesitei em deixar aqui estas reflexões, ainda qu este Blog seja mais um registo pessoal que outra coisa, como tenho sublinhado.

    Pensar em trabalho hoje, é assunto quase dramático, com tanta gente a clamar qu quer trabalhar, para sobreviver !

    Mas o certo é que ultrapassando um momento, a custo, esse grito há ideias que  -  e apesar de tudo, repito  -  é bom deixar claras.

    O trabalho não deverá aliás ter unica e primordialmente essa perspetiva de ganhar dinheiro, se refletirmos em termos teleológicos e bíblicos, explicando os seres pelo fim a que se destinam.

    Aquilo que facilmente se constata, na nossa cultura ocidental, é que um dia de folga, de lazer, de não fazer nada ou de só se fazer o que se quer é uma dádiva !  Conquanto contiue a correr "aquilo com que se come"...

    E é assim que se vê o Trabalho : um mal necessário.  Porque a vida é, na medida em que tal for possível, trabalhar para conseguir ter o máximo de lazer  !...

    Mas essa atitude, esse desideratum, não é o da perspetiva cristã.   E Chuck Colson lembrava-nos isso, de tempos a tempos, no BreakPoint.

    Nós cultuamos um Deus que "trabalhou" para fazer o Mundo.  E mais : leia-se João 5 : 17 !

    O nosso Deus criou-nos à sua imagem no sentido também de sermos ativos.  E com um Mandato Cultura insofismável, de profundo sentido e alcance :  cultivar e cuidar da Terra que Deus criou !  Somos os únicos seres vivos que podem fazê-lo.  E que sabem porque é que o fazem !

    No mundo antigo, Gregos e Romanos viam o Trabalho com grande desprezo.  Coisa para escravos !

    O Cristianismo revolucionou esse conceito.   Trabalhar é cooperar com Deus !

    A Reforma protestante relembrou textos bíblicos.  Efésios 6 : 6 e 7, «...trabalhando como para o Senhor...».  2 Tessal 3 : 6, «Quem não trabalhar também não coma». 

    Daí a Ética Protestante do Trabalho, sobretudo nas culturas norte-europeias.

    Uma das causas do nosso atraso peninsular em relação ao resto da Europa foi a relutância perante o Trabalho, tanto na Idade-Média como até ao séc. XIX.  "O trabalho é para o preto" ainda se dizia, por ironia, ( uma frase um tanto ofensiva ) quando eu era criança.

    Mas nós fomos criados à imagem de Deus também para trabalhar, para produzir, para criar, para dar forma, para dar ordem e organizar !

    Por isso, uma Sociedade normalmente bem sucedida não pode estar em déficit de oportunidades de trabalho.  Não tem a Bênção de Deus.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial