sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A igreja emergente, hoje.

É uma temática atual, pós-moderna.  E que emerge com exuberância afirmativa.

    Não me dou conta de que seja muito abordada, em Portugal.  Mas sobressai com impacto por aí fora.

    E compreende-se.  É novidade.  E alicia muita gente, particularmente nos meios religiosos, católicos e protestantes.

    Mas é assunto ainda incipiente.  A reflexão sobre certos aspetos em que a Igreja de Cristo se manifesta hoje, no plano humano e social, é sem dúvida perfeitamente razoável.  Tem sido assim na História da Humanidade.  Desde o Pentecostes.

   Esperar, no entanto, que a Igreja se conforme com a dinâmica daquilo que é referido como o pós-modernismo em termos de corrente cultural e de pensamento, aí já começam as nossas sérias preocupações.

    Os nossos cuidados não são uma questão de conflito, ou de clivagem, geracional.  Há questões de Princípios divinos imutáveis.

    Por exemplo, um pastor e professor de teologia ( francês ) vem-nos dizer que aquilo a que se está chamando de "igreja emergente"  parte da compreensão de que "o Evangelho não é ter a verdade absoluta, ou pretender absolutamente conhecer a verdade".  E que o Evangelho "é a descoberta progressiva dos caminhos da fé."

    E continua escrevendo ( in «Cahiers de l'Ecole Pastorale, nº 85 ) que esses caminhos da Fé se descobrem por consenso, ecumenicamente, tolerantemente... !

    Mais : a igreja emergente vai englobar não só os cristãos comprometidos na Igreja de Cristo mas também "os sem-igreja".

    Julgo, quanto a mim, que toca as raias do insnsensato, em termos espirituais -  Cristãos sem-igreja que consitutuem, com os cristãos integrados a igreja emergente ?!

    Mais ainda -  Se é verdade que a dinâmica espiritual do Evangelho consiste : ( I ) na apresentação do Evagelho, no convite à aceitação de Cristo; ( II ) no arrependimento e decisão da Fé no Sacrifício de Cristo; e ( III ) na integração no Corpo de Cristo, a Igreja,  a "igreja emergente" supõe outro paradigma, mas como em "contra-mão" : a pessoa integra-se na igreja, ( 1ª fase ), ouve o Evangelho num enquadramento de amizade, de culto e oração, e é convidada a colaborar nos ministérios e é levada a mudar de vida. E ( 3ªfase ) acaba por integrar uma espiritualidade efetiva.

    Não.  Uma igreja emergente deste cariz não pode ser a Igreja de Cristo.

    É uma igreja imergente.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial