quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O tempo da nossa vida

    Já me referi a este assunto aqui.  Não sei se tome como privilégio; mas Deus fez-me viver períodos de tempo, no século XX, assinaláveis !

    Quando nasci meus Pais ainda falavam na Guerra de Espanha e da tomada do Poder por Franco, e da severa crise financeira da Bolsa de Nova Yorque em 1929 que abalara o mundo ocidental de então ! Apesar disso já ser apenas uma memória...

    Hitler tinha o Poder. Já escrevera o Mein Kampf.

    E foi a trágica 2ª Guerra Mundial.  ( 100 milhões nas duas guerras ). Com os rumores do Holocausto cada vez mais revelados e denunciados. ( 6 milhões de judeus liquidados ).

    Depois foi o "pós-Guerra", culturalmente variado e rico, como não fora nenhum período antes !   ( As mulheres antes de 1964 não usavam decotes... !! ). A "guerra fria" que se prolongou anos... A queda do Muro de Berlim ( Muro, cujos restos ainda vimos e fotografámos ! ).

     Entretanto Israel restabelecia-se na sua Terra, em 1948.

    Os anos 60 proliferaram em factos extremamente relevantes, em todos os domínios.   Foi um Ser humano na Lua !  A música nova, dos Beatles de Liverpool, e o resto, rock e tudo !

    Fiz o meu serviço miltar, então obrigatório em Portugal, já com a TV a cores nos quartéis !...

    O maio de 68 em França foi fulcral !  ( "Proibido proibir... !" ).

    E foi a vivência, imperante, do 25 de abril de '74 !  Com a aprendizagem da democracia... ( Constatámos que tínhamos, a Henriette e eu ficha na PIDE, a Policia Política da Ditadura, como "não afetos" ao governo... )

    Veio a emergência do Evangelismo na América do Sul já nos anos 80, 90.

    Vivi o aparecimento dos frigoríficos, das máquinas de lavar ( roupa e louça ) na eletrificação das cozinhas ! Apareceram os micro-ondas...

    Acomnpanhei o movimento universal de descolonização ( logo nos anos 50 ).

    Foi o Vaticano II.

    Mais o impulso escolar e universitário, por toda a parte.

    E veio a Comunidade Europeia ( União Europeia ) com os seus benefícios e euforia. E uma diferente noção das relações internacionais.

    As novas e sensacionais tecnologias, mundialmente; dos anos  80 em diante.  A facilidade de viagens. A viatura pessoal como coisa corrente e mesmo indispensável !

    Em termos mais pessoais e familiares, para mim e para a Henriette, a nossa Família dispersou-se por outros Continentes.  Ficámos, em Portugal, reduzidos a uns quantos.  Quando éramos, uns e outros, Famílias muito numerosas.  Meus Pais, o Pai e a Mãe, tinham 8 e 9 irmãos, com muitos filhos.  A Família da Henriette também era numerosa.

    Em termos de Comunidade de Fé, o final do séc. XX foi a dissolução, a pouco e pouco, da Ação Bíblia, a nossa Família espiritual, onde "nascemos de novo".  Com as Maison de la Bible, e a Société Biblique de Genève noutras mãos ( evangélicas ); e a Ecole Biblique de Genève, ( onde fizemos ambos dois anos de estudo bíblico ) tranformada num Instituto interdenominacional.   Hoje a AB é apenas um conjunto multinacional de igrejas autónomas, evangélicas.

    E a passagem do século representou uma grande alteração civilizacional, ainda que não flagrantemente perceptível.   Foi contudo muito mais acentuada que as passagens dos séculos anteriores.

    Por vezes fico, eu próprio pasmado, perante tanta coisa...   O século XX foi dos mais ricos na História.

    E, para além de uma Crise multinacional cuja envergadura ainda não se sabe avaliar, há a "igreja emergente" que não está definida, que pode ser boa, mas que contém em si riscos dramáticos, de imergência... 

    Até que o Senhor, Jesus Cristo, venha.  Em breve !

    «Os meus dias estão na tua Mão»  Salmo 31 : 15.
    «Ensina-nos a contar os nossos dias...»  Salmo 90 : 12.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial