terça-feira, 22 de maio de 2012

Os Judeus, que identidade ?




    Acabo de ler um livro interessante.  O título, traduzido do Francês, é  «Da Identidade à Existência. O que nos trouxe o Povo judeu».  Ed. Odile Jacob. 2012.  De  Daniel Sibony, um psiquiatra francês.

    O autor não é um judeu religioso, crente.  Mas é um judeu, cidadão francês, empenhado 100% na sua identidade.

    Faz reflexões interessantes, entre outras sobre aquilo em que consiste a identidade do Povo judeu.

    Não é agressivo para com os cristãos, nem para com os muçulmanos, os outros dois monoteísmos.

    Mandei vir esse livro de França, pelo Amazon.fr.   E tive conhecimento dele pelos nossos Amigos suíços Roger e Mica Chollet.

    Por muitas voltas que demos, e por muitos contornos, quando se pretende identificar um judeu, definir o que é ser judeu, e pensar na sua permanência aolongo dos milénios ( 3 500 ! ), sejam eles a tentar essa identificação, sejamos nós cristãos não-judeus a fazê-lo  ( lembro que na minha Família sempre ouvi dizer que tanto os "Coelho" como os "Pinheiro" têm raízes judaicas, e com orgulho o reconhecíamos ) ou se fica pela constatação da origem obscura, indefinível, nos séculos que se foram sucedendo,

ou se vai à "mouche".  E ela está na Bíblia.

    Um Povo que Deus entendeu conduzir numa relação específica consigo mesmo, num Plano e num Projeto a concretizar, numa Palavra e num Texto identidário, condutor, revelador !

    Nesse Projeto perfila-se um Messias, Cristo !

   E se não... digam-me onde se vai buscar a identidade judaica, como se explica a permanência milenária de um tal Povo se excluirmos a Revelação bíblica !?

    Não é propriamente esta a perspectiva do Dr. Daniel Sibony.  Nem este deixa claro, no seu livro ( 340 pgs ) a questão da origem do povo judeu... ( Não consegue ir lá... ! ).

    Mas que não se vê como contestar o que toda gente constata  ( passe a cacafonia )... lá isso é !!



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial