quarta-feira, 20 de abril de 2011

Comendo sal...

Só a frase em si é chocante pela denúncia que supõe de uma dietética errada e agressão ao bem comer.


Mas o certo é que ela está na Bíblia ! Num contexto que nada tem a ver com alimentação.


No início do livro dos Atos dos Apóstolos, 1 : 3 e 4, lemos que Jesus,


«...depois de ter padecido se apresentou vivo com mutias provas aparecendo ( aos discípulos ) durante quarenta dias, falando com eles sobre Reino de Deus e comendo sal com eles, ensinando-os...».


Ora os Tradutores bíblicos em geral, transpõem a frase sublinhada apenas para "comendo com eles", ou "estando à mesa com eles", eliminando "sal" e evitando assim a complexidade hermenêutica do enunciado.


Até mesmo o Padre Chouraqui, ( francês ) deliberadamente literalista como é, cedeu aí à legibilidade, e fez o mesmo que os outros todos.


Ora Joseph Ratzinger ( Bento XVI ), na sua segunda parte de "JESUS DE NAZARÉ", analisa e explica essa expressão de Lucas, o médico.


E pensei em deixar aqui a ideia.


No Texto grego está «synalizómenos», que significa «comendo sal com eles».


O sal é, por um lado, um garante de durabilidade, um impeditivo de corrupção.


E por outro lado - e por isso mesmo - em Levítico, ( 2: 13, cp com outras passagens ) no Velho Testamento, na Torah, os israelitas eram avisados de que as Ofertas ao Senhor deveriam ser "temperadas com sal".


O Senhor Jesus ressucitado, tendo vencido a Morte pela Ressurreição, é a Oferta divina por todos nós, que assim pela Fé, arrependidos e crendo nele, somos perdoados do Pecado, regenerados, beneficiando de uma Aliança permanente, incorruptível, com Deus, por Cristo.


O sal é símbolo que expressa essa comunhão com o Resuscitado, numa nova Aliança de Vida com Deus.


Lucas teve o cuidado de introduzir ( diria "subliminarmente" ) no Texto essa nota doutrinal de profundo significado e que os Tradutores ( todos eles ) fizeram perder-se, para ganharem em fluência de leitura...


Ratzinger comenta a frase original com clareza.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial