terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mesquita no "ground zero"...

Barak Obama deu o seu apoio à construção de um Centro Islâmico e de uma Mesquita monumental no que os americanos chamam o "ground zero" de Nova Yorque, no coração de Manhatam, junto ao sítio onde se erguiam as Torres Gémeas tragicamente destruídas pelo ataque terrorista de 11 de setembro, mas de inspiração islâmica.



Obama pretenderá assim - pensa-se - dizer que se trata de uma medida de tolerância pluralística. É como uma bofetada " de luva calçada" em resposta às retrições e às perseguições que sofrem as ideologias religiosas, nomeadamente e sobretudo a Fé cristã, nos países islâmicos.


Se eu fosse cidadão norte-americano sentiria como uma afronta essa construção nesse sítio. Tal como sente da mesma maneira uma grande maioria da população dos USA.


Os muçulmanos tomarão essa cedência como mais uma grande vitória do seu expansionismo no Ocidente.


A propósito : Na Bélgica todas as sextas-feiras um iman apela os seus fiéis às orações a partir do campanário de uma igreja católica cujo pároco a cede para isso numa atitude de "pluralismo religioso". Tanto no campanário como no exterior da própria igreja são de cada vez devidamente cobertas imagens e outras coisas que possam ofender os féis muçulmanos.


Eles não têm - nem lhes interessa ter - a nossa sensibilidade face à ideia ocidental de Pluralismo.


No próximo post vou deixar mais uma curta reflexão sobre dois aspetos do "pluralismo", a ter como ideia clara.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial