domingo, 1 de agosto de 2010

Notas soltas glosando Fernando Pessoa

A Língua é a minha Pátria !


Em que sentido ?


A Língua torna real os Valores, concretiza o Património, o cultural e tudo o resto a que pertenço, que me forma, a que devo ser o que sou, humanamente.


O que existe, não existe sem a Língua que define, identifica. É isso tudo, essa interação, que faz a Pátria.


E num certo sentido, a minha Pátria até é o Mundo, indo bem além da sentença e do conceito de Fernando Pessoa.


Sem a Língua a realidade não tem significado para mim.


Deus fez que a Língua, para nós Humanos, seja a forma de dar existência e identidade ao que é, ao que está aí.


É assim que nos distinguimos como seres humanos racionais.


Olho para as coisas e a relação que elas têm comigo faz-se na mente através da Língua.


Adão foi chamado por Deus a identificar parte do mundo que o rodeava, nomeando-o. Génesis 2 : 19, 20. Essas criaturas já existiam. Mas tomaram um nome, tomaram uma identidade.


Na Bíblia o Nome, o Nome de Deus, o Nome de Jesus, é o Ser mesmo na sua divindade que se faz real à nossa Fé e ao nosso caminhar de crentes.


«Em nenhum outro há Salvação, porque debaixo do céu nenhum outro Nome há, dado entre os homens, pelo qual possamos ser salvos»! Atos 4 : 12.


Como Cristão vou mais longe : a minha Pátria é muito para além do Universo. É todo o Mundo criado pelo meu Deus. Mais o Céu da sua Presença.


Daí que a Revelação, a Língua específica pela qual Deus nos leva a abordarmos e a conhecermos o Mundo em que vivemos pela sua Graça é de uma importância fundamental.


E é na Bíblia que essa Língua se aprende e apreende e conceptualiza !


Mas o certo é que ainda não possuímos Linguagem própria para conhecer o Céu, e o Universo Além, o Além divino.


Porque esse Mundo eterno para o qual estamos destinados ainda não nos é acessível !


Não estamos preparados para o conceber. Esperamos por ele unicamente. Pela Fé.


É a nossa Pátria futura.


E quando lá vivermos, será que precisamos de uma Linguagem ?


A Língua da Fé é a minha verdadeira Pátria. Aqui. E depois !



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial