sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Fé e... sorriso.

O riso é a expressão fisionómica de um estado de espírito decorrente de um regozijo intenso ou do estímulo de algo de ridículo ou de uma situação inesperada num quadro de normalidade.

Mas o sorriso, esse, tem origem em situações bem mais alargadas. É um sinal basicamente de satisfação.

Jesus Cristo riu ? Sorriu ?

Vejo-o muito bem em criança rindo abertamente, em gargalhadas sadias.

Em adulto não sabemos. Mas não há razão nenhuma para que não tivesse sorrido e rido ! Era em tudo como nós ! Menos no pecado.

Em todo o caso chorou... ! João 11 : 35.


Jesus terá sorrido, por exemplo, de satisfação perante alguém respondendo de forma ajustada ao seu pensamento. Com certeza que sim.

Terá sorrido ao dizer a alguém : «Vai, não peques mais !». Ou : «Estás curado !». «Pega na tua cama e anda !». Deve ter sido habitual, no seu rosto, o sorriso !

No Velho Testamento a ideia de riso é por vezes associada à de recusa ou de condenação. É o riso / sorriso face à desconformidade do que é injusto aos olhos de Deus. Por exemplo Provérbios 1. 26.

Houve há poucos anos um grupo carismático no seio do qual se pensava expressar a acção do Espírito de Deus rindo às gargalhadas e caindo no chão. Julgo que desapareceu. E ainda bem.

Cristãos sombrios, carrancudos, isso não é coerente com a felicidade da Fé em Cristo.

Também o não será um ar de frivolidade, de superficialidade.

Mas julgo que como Discípulos exteriorizamos a nossa alegria e gozo da Fé tanto mais quanto conscientes estamos dos benefícios e dos privilégios da nossa vida espiritual !

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial