domingo, 7 de fevereiro de 2010

Tolerância

Estou a ler um livro interessante, «Dança dos Demónios. Intolerância em Portugal». São vários estudos coordenados por António Marujo e José Franco. Círculo dos Leitores, outubro de 2009.

Dizem os coordenadores no Prefácio :

"Hoje vivemos numa sociedade aberta alicerçada em valores como a liberdade, o pluralismo, a tolerância, o respeito pela cultura e pelas crenças do Outro. (...)

E há um perigo, o do surgimento de novas correntes de fanatismo e de ódio".

É verdade.

Mas a própria tolerância pode tornar-se totalitária.

Como ?

Quando os fundamentos morais se esboroam e as pessoas deixam de estar seguras do certo e do errado, da verdade e do erro, à força de relativizar convicções.

A tolerância vai eliminando as fronteiras das ideias seguras, vai condenado o juízo crítico sobre as ideologias dos Outros.

Claro que devemos respeitar as ideias alheias. Como Cristão estou seguro do que é a Verdade que Deus determina.

Mas sou tolerante.

Não deixo é que me imponham uma tolerância que me leve a considerar tudo válido. É essa a tendência atual. É uma distorção.

O respeito pelas ideias dos Outros não implica que as aceite como variantes e alternativas da Verdade, e as assuma como componentes de uma espécie de "Visão Global da Vida" universalizante...

Como Cristão estou seguro da Verdade em Deus, revelada em Cristo e nas Escrituras. Os Cristãos proclamam a Verdade.

Preciso de me sentir livre de fazer proselitismo da minha Fé e das minhas convicções profundas. É o meu direito.

Mas no respeito pelos "Outros". É o meu dever.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial