quinta-feira, 24 de agosto de 2017

A Reforma Protestante, séc. XVI

Reforma Jubiléu.jpg

    Fca-se com a ideia,  ao lermos e ouvirmos a Comunicação Social,   que os Reformadores Protestantes foram eruditos humanistas para quem contava sobretudo o libertarem-se da hegemonia cultural e política da Igreja de Roma,  do Papa e dos Padres.  O que lhes interessava   -  escreve-se e pensa-se  -  era ser contra o Catolicismo.

    Não.   Isso é uma ideia errada, pejorativa, corruptora.




    Os Reformadores foram Homens,  ( e Mulheres ),  cristãos profundamente convictos,  lúcidos,  combativos,  com alvos superiores  :    um deles a prevalência,  em toda a linha da Fé,  da Palavra de Deus, a Bíblia como Poder de Deus para Salvação.   Mais a exclusividade da Graça de Deus,  da Glória de Deus,  de Cristo como único Salvador e Senhor !
   Para eles,  os Reformadores quinhentistas,  Roma, o Papado,  estavam anquilosamente errados,  corrompidos nas suas tradições, atos e doutrinas !  Havia já séculos !

   A História humana,  no dia-a-dia dos factos,  das contingências, das pressões,  faz-se de falhas certamente, de debilidades,  de cedências ...
    Mas a História dos Reformadores,  na sua genuinidade,  tem como Protagonistas,  Pastores,  Combatentes,  Ensinadores,  ardendo pela Verdade,  anunciando a Palavra de Deus !




«Lembrem-se dos vossos Pastores,

que vos falaram a Palavra de Deus,

a Fé dos quais imitem,

atentando

para a sua maneira de viver


Cata aos Hebreus 13 : 7


Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial