segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Dois pesadelos do mundo atual


Consciência, A.jpg

    Transcrevo, a seguir, traduzidos,  dois parágrafos de um bom artigo da publicação  LA REVUE REFORMÉE  (  julho, 2017 )  editada pela  Faculdade Livre de Teologiade Aix-en-Provence,  França.

    O estudo,  de Paul Wells,  tem o título   "La Liberté de Conscience,  la Réforme et l'Avènement du Secularisme".  É o texto de uma Conferência em Wittenberg, em agosto de 2016.


(1)    «O Conceito de Liberdade de Consciência alterou-se para o de Pensamento Livre e de Auto-Consciência,  e ficou reduzido,  na comnpreensão popular,  a uma obrigação de tudo aceitar, todas as condutas,  mesmo as que, até há pouco,  eram intoleráveis !
    Em nome da liberdade e da igualdade os que exigem agora a tolerância não toleram qualquer objeção religiosa a essa atualização ( ... )»

(2)    «Enfim,  o hiperindividualismo é sufocante.  Quando o bem-estar individual é que define a realização da Pessoa, o "efeito causado" é tudo o que conta.  ( ... )  O que conta é o sentir-se bem e ser estimulado eomcionalmente.  ( ... ) 
    Nesta suposta  "cultura de autenticidade"  o Individíduo tem o direto de fazer o que quiser.  E a superficialidade é a norma.             O estatuto pessoal é determinado por aquilo que se consome,  pelas experiências que se fazem.   Mas o estatuto social,  esse depende de como os outros vêem o que possuímos e a "marca"  do que vestimos e calçamos.
    Quem atrai as vistas fica com a impressão de ter o que é preciso...    E contudo um olhar isento sobre si próprio mostra antes uma conformidade banal com as perspetivas dos outros.
    A Consciência deteriorou-se em consciência apenas de si próprio,  no reino das  posses materiais.   As questões legítimas da Consciência desapareceram no oceano da trivialidade.  .( ... )
    O hipermodernismo produz o fim da razão e da Consciência histórica,  assim como o sentimento de viver sem raizes e sem uma Finalidade !»   (  Fim da citação. Os destacados sã meus. ).

 

 «Concretizem a vossa Salvação

com temor e seriedade!

Deus é quem efetua em vós

tanto o querer como o efetuar,

segundo a sua boa Vontade.

( ... ) Tornem-se irrepreensíveis e verdadeiros,

filhos de Deus inculpáveis

no meio de uma geração pervertida e corrupta;

na qual resplandeceis

como astros no mundo !


Carta de Paulo aos Filipenses 2 : 12 a 14.


Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial